Ações do PEIEX contribuem para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas 16/10/2013 - 17:50

Os resultados atingidos do início do ano até o mês de setembro de 2013, foram apresentados durante a reunião do Comitê Consultivo do Núcleo Operacional do Projeto de Extensão Industrial Exportadora – PEIEX Curitiba, realizada nesta quarta-feira (16), no Campus da Indústria.

O grupo é formado por membros do PEIEX, representantes de associações de empresas, instituições de oferta tecnológica, representantes do sistema financeiro público e privado, e esferas governamentais, que se reúnem a cada seis meses para definir prioridades de atendimento, divulgar resultados e encaminhar demandas sistêmicas.

Ao apresentar os números alcançados na região de Curitiba, a monitora do projeto, Bruna Roldão Ferreira, destacou o número de empresas atendidas até outubro de 2013, um total de 175. Grande parte, 68%, de Curitiba e em segundo lugar, Pinhais representando 11% dos atendimentos. Em relação ao porte dos estabelecimentos atendidos, 73% são microempresas, 20% pequenas e 7% de médio porte.

“Temos uma equipe multidisciplinar e extremamente integrada. Também por isso, temos obtido excelentes resultados. É muito gratificante vermos empresas que começaram sem nenhuma estrutura, com controle em caderneta de papel, que após o nosso atendimento se formalizaram e já pensam em exportar”, conta a monitora.

O balanço mostra, ainda, que 24% das empresas atendidas durante este ano, são da indústria da moda têxtil, 15% alimentos, 14% material para construção civil, 13% das indústrias de medicamentos/química/farmacêutica, 11% metal-mecânica e 12% de outros setores.

O Peiex é um projeto da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) desenvolvido em nível nacional, que no Paraná, tem como parceira a Fundação Araucária. Leonardo Deppi, um dos gestores nacionais da agência, ressaltou a importância deste apoio para o sucesso do projeto no estado. “Esta parceria é fundamental em todo o processo. Temos acompanhado vários casos de sucesso que contribuíram para, juntos, ampliarmos a extensão do Peiex no Paraná, que atualmente, conta com quatro núcleos: Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel”.

Para o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, o projeto estimula os pequenos empresários a crescerem contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento do Paraná. “Todo projeto que garanta um retorno social e econômico para o estado e para o país, tem o nosso apoio. É o caso desta importante parceria que temos com a Apex Brasil”.

A microempresária, Laura Scarpeta, fez questão de agradecer pelo suporte recebido, que contribuiu para que ela ampliasse seu negócio e atingisse outros mercados. “Começamos sem nenhuma estrutura e graças à ajuda conseguida através do PEIEX, temos conquistado ótimos resultados e já pensamos em exportar”.

Caso semelhante ao de Denise Maurício, que é atendida pelo projeto há cerca de três anos e que, há um ano e meio, abriu sua loja no mercado de cosméticos. “Quando comecei, todos os produtos eram feitos por mim, quase que artesanalmente. A equipe do PEIEX me ajudou a identificar pontos a serem melhorados, a necessidade de aumentar meu quadro de funcionários e hoje tenho uma empresa bem estruturada. O sonho de exportar, devo realizar ainda este ano. Resultado de um contrato que surgiu em uma rodada de negócios intermediada pelo projeto”.