Argentina homenageia cientistas que se destacaram na cooperação internacional 26/11/2012 - 14:20

Presidente da Fundação Araucária, Dr. Paulo Brofman, foi premiado em evento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina voltado a cientistas que se destacaram no fortalecimento da colaboração internacional.

O Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina (Mincyt), Lino Barañao e a Diretora Nacional de Relações Internacionais, Águeda Menvielle, entregaram os prêmios de Cooperação Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação "Raices" a cientistas argentinos de destaque, que residem no exterior e mantém fortes laços com a comunidade científica argentina, e o prêmio "Luis Federico Leloir" à cientistas estrangeiros que têm promovido cooperação com a Argentina.

Os cientistas agraciados foram selecionados após uma consulta realizada pela Direção Nacional de Relações Internacionais do Mincyt junto às personalidades do meio científico daquele país.

Premiados com o "Raices"

O programa "Raices", fomenta o intercâmbio entre os cientistas que vivem fora e dentro da Argentina e promove o retorno de pesquisadores argentinos que desejam voltar ao país. A iniciativa já conseguiu repatriar 940 cientistas .

Dr. Diego Armus,
Dr. Carlos Bernstein,
Dra. María Luisa Dufau Catt,
Dr. Héctor Teitelbaum,
Dr. Carlos Enrique Gonzáles Lepera,
Dr. Tomás Miguel Jovin,
Dr. José María Kenny,
Dra. Ana Lorenzelli Moore,
Dr. Carlos Santamarina,
Dr. Héctor Ventura,
Dra. Eugenia Kalnay e
Dra. Silvia Garzoli.

Premiados com o "Federico Leloir"

O prêmio é uma homenagem ao Dr. Luis Federico Leloir, médico e bioquímico argentino que recebeu o Prêmio Nobel de Química, em 1970.

Dr. Aberra Mogessie,
Dr. Manuel Cardona,
Dra. Laurie Glimcher,
Dr. Ignacio E. Grossmann,
Dra. Marie Claire King,
Dr. Thomas Maibaum,
Dra. Esther Oliveros,
Dr. Arsenio Muñoz de la Peña Castrillo,
Emb. Günter Kniess,
Dr. Luis Herrera Estrella,
Dr. Robert John Pankhurst e
Dr. Paulo Slud Brofman (presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná).
 
O evento também contou com o "Encontro de Cientistas Argentinos que Residem no Exterior: Experiências de Vida e Temas de Interesse", onde os ganhadores dos prêmios contaram sobre sua vocação e expuseram seus trabalhos mais relevantes.

GALERIA DE IMAGENS