Debates envolvendo tecnologia e inovação promovem avanços para o Paraná 03/06/2013 - 16:20

A semana em Cascavel iniciou com debates, apresentações e troca de ideias a respeito de investimentos e estruturação em tecnologia e inovação no Paraná. Entre os dias 27 e 28 foram realizados dois eventos de destaque nessas áreas, a reunião com a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público – Apiesp, envolvendo reitores, gestores de agências de inovação e de incubadoras das universidades e faculdades do Estado, e também a Inovatec Regional. Os encontros aconteceram na Escola Tecnológica Agropecuária (Agrotec).

Em 2013, a Inovatec será realizada em seis cidades e o grande evento que está previsto para o final do ano, reunindo todos os assuntos discutidos nas diferentes regiões, vai acontecer no CIETEP, em Curitiba. “Um evento desse porte e com uma programação pensada para abranger a ciência, a tecnologia e a inovação, vem somar às discussões e iniciativas de cada região, para impulsionar ainda mais o desenvolvimento dessas áreas que estão em plena expansão”, destacou o diretor administrativo da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), Delso José Trentin.

Na Inovatec, os participantes receberam informações sobre a Lei de Inovação do Estado do Paraná, projeto Tecnova, Parque Tecnológico Virtual, além de palestras, rodadas de negócio, painéis de pesquisa e oficinas. “É extremamente importante a realização de eventos como esses, pois estimulam os empresários e motivam para a necessidade de promover melhorias para atendimento das necessidades de cada local”, afirmou o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Cascavel, Jorge Santos.

Durante o evento ocorreram workshops, voltados à tecnologia, em diversos segmentos, como TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), saúde, alimentos, construção civil, energia renovável, biotecnologia, meio ambiente, sustentabilidade e cadeia agroindustrial.

“Os poderes municipais, estaduais e federais devem sempre estar unidos para que consigamos resultados rápidos e eficazes. Devemos trabalhar com a realidade de cada município e aplicar soluções em longo prazo. As abordagens dos assuntos que fizemos durante esses dois dias devem chegar até a sociedade como um todo, pois são as pessoas que vão usufruir dos benefícios adquiridos a partir da tecnologia e inovação”, disse o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal.

O encontro da Apiesp encerrou na terça-feira (28), com a elaboração de um documento sintetizando as ações desenvolvidas pelas universidades, destacando as necessidades de investimentos e apresentando as principais estratégias para o desenvolvimento do setor tecnológico e de inovação. O documento será entregue, em breve, ao secretário Alípio Leal e ao Governador Beto Richa.

Os eventos foram realizados em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Fundação Araucária, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná (Amic), Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), Comitê Gestor Municipal (CMG), Tecpar, Sebrae, Federação das Indústrias do Paraná (Sistema Fiep), Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e Rede Paranaense de Tecnologia e Informação (Reparte).