Deputado federal fala sobre trâmite do Novo Código Nacional de Ciência e Tecnologia com presidente da FA 22/08/2013 - 16:50

Em visita à Fundação Araucária, nesta quarta-feira (21), o deputado federal e integrante da comissão de elaboração do Novo Código Nacional de Ciência e Tecnologia, Alex Canziani, se reuniu com o presidente Paulo Brofman para falar sobre os desdobramentos práticos que já começam a aparecer.

“A nova regulamentação deve destravar e impulsionar a retomada da pesquisa nacional, buscando soluções tecnológicas que atendam aos novos desafios econômicos e sociais do país. Já tivemos várias audiências públicas em que todas as entidades ligadas contribuíram, com o aproveitamento de grande parte das sugestões, e percebemos a necessidade de desmembrar o projeto para agilizar alguns procedimentos”, destaca Canziani.

Segundo Paulo Brofman o novo código desamarra a burocracia que existe atualmente para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil. “Facilita, por exemplo, a compra de equipamentos sem que tenha que entrar na Lei de Licitações. Torna mais flexível o uso do dinheiro de acordo com a evolução da pesquisa, levando em conta mais o resultado do que como o recurso foi gasto”, explica.