Diretora científica da Fundação Araucária participa de encontro, em Vitória, sobre boas práticas nos processos avaliativos 19/08/2013 - 09:30

Terminou na última sexta-feira (16), em Vitória, a II Reunião de diretores científicos das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP’s) que teve como tema “Boas práticas na seleção e gestão de projetos”. Ao todo, representantes de 16 estados estiveram presentes entre eles a diretora científica da Fundação Araucária, Janesca Alban Roman.

A programação teve início na quinta-feira (15) e contou com a apresentação da diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Valéria Fagundes, que exibiu um panorama do funcionamento das FAP´s de todo Brasil, mostrando os diversos modelos utilizados nos processos de submissão e julgamento de projetos. A partir das palestras, os diretores e representantes das fundações dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, falaram sobre suas experiências e as dificuldades enfrentadas sobre os processos de submissão e julgamento de projetos, em cada Estado.

A Dra. Vera Peters, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizou uma palestra sobre rede de biotérios multiusuários, demonstrando várias propostas de solução para problemas comuns nestes laboratórios. Já Fernando Rech da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina apresentou a proposta de criação de um banco de dados para consultores ADHOC, que vai gerar uma maior cooperação entre as FAP’s quando a avaliação de processos necessitar de avaliadores de outros estados bem como dar mais agilidade aos processos, bem como dar mais agilidade aos processos.

Na sexta-feira (16), a programação contou com a troca de experiências de avaliação de programas das FAP’s. Na ocasião, Marcelo da Costa Mendonça da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), apresentou um panorama atual e da geração de indicadores importantes ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O encontro foi considerado positivo e a proposta é que o grupo de trabalho dos diretores técnico-científicos continue focando temas de interesse comum. O próximo encontro ficou marcado para novembro, no Rio de Janeiro.

Fonte: FAPES

GALERIA DE IMAGENS