Diretoria Executiva da Fundação Araucária participa do 22º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) 08/11/2013 - 15:30

Com a presença de cerca de três mil pessoas, foi aberto no último dia 06, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, o 22º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) e o 3º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI). O evento, organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), aconteceu até o dia 08 e congregou as diferentes áreas do conhecimento. Desde a primeira edição cumpre o papel de promover a interação entre as universidades estaduais do Paraná, ao oferecer um ambiente propício à difusão da ciência. O evento também contou com a presença da diretoria executiva da Fundação Araucária.

"O Eaic acontece apenas no Paraná e é o único evento do país que integra as universidades estaduais.Nesse ano, teve a participação maciça dos jovens, por isso temos que valorizar esse incentivo que o estado disponibiliza a essa área. Esse fato é muito empolgante, pois mostra que existem muitas pessoas dessa faixa etária que possuem interesse em contribuir com a evolução e crescimento da ciência e tecnologia", comentou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman. Dados referentes à instituição foram apresentados no evento.

Os 3357 trabalhos inscritos são resultantes de projetos de iniciação científica ligados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Araucária.  E ainda de bolsistas vinculados a Ações Afirmativas para Inclusão Social e Iniciação Científica Voluntária (PICV).

O secretário João Carlos Gomes, enfatizou a relevância do evento, especialmente quanto ao grande número de trabalhos inscritos. “Este encontro é uma amostra do potencial e do trabalho dos nossos alunos de graduação, em termos de pesquisa e iniciação científica”, ressaltou ao afirmar também que o Paraná é um estado privilegiado, com sete universidades estaduais públicas de qualidade e milhares de jovens alunos fazendo iniciação científica, apresentado seus resultados e discutindo suas pesquisas. Isto faz do EAIC um dos eventos de IC mais importantes do Brasil”, enfatizou.

O reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff falou sobre o importante papel do sistema de ensino superior público no desenvolvimento do Estado. “A rede de universidades estaduais detém 120 mil alunos e praticamente 5% deles participam de programas de IC, desenvolvimento tecnológico e inovação e este evento é uma oportunidade de iniciar uma carreira dedicada a desenvolver pesquisa”, salientou o reitor.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, Silvio César Sampaio destacou que o Eaic começou com duas centenas de trabalhos apresentados e hoje está com mais de três mil, o que mostra a importância das universidades no contexto da pesquisa científica paranaense. “Considerando que a Unioeste é uma universidade nova, um evento deste porte, com cerca de quatro mil pessoas envolvidas, projeta a Instituição tanto no estado quanto no Brasil”, informou Sampaio, que ainda destacou a realização do evento como um “grande marco e uma oportunidade para os estudantes”.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Unioeste

GALERIA DE IMAGENS