Diretoria da Fundação Araucária participa da cerimônia de posse do novo Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior 21/08/2013 - 18:10

Em cerimônia que teve a presença do Governador Beto Richa, tomou posse nesta quarta-feira (21) o novo secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. Secretários de estado, dirigentes de instituições ligadas à pasta, entre elas a Fundação Araucária; reitores, professores, prefeitos, deputados estaduais e federais lotaram o Salão Nobre do Palácio Iguaçu, em Curitiba.

“Atendemos a um pedido dos nossos reitores e das lideranças de Ponta Grossa, para fazer parte do secretariado do nosso governo, em uma das mais importantes secretarias, que é a da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Algo que eu e meu vice, Flávio Arns, já tínhamos em mente porque o reitor João Carlos Gomes tem as melhores condições para exercer um cargo desta importância. Uma pessoa preparadíssima para o cargo, que tem feito um belíssimo trabalho pelo ensino superior", afirmou o Governador, lembrando que a educação é prioridade absoluta do governo.

O novo secretário afirmou que a orientação que recebeu do governador é trabalhar para manter as universidades do Estado entre as melhores do Brasil. O Paraná mantém sete universidades estaduais com 100 mil alunos. “O nosso objetivo é dar continuidade ao grande trabalho da área. Temos uma estrutura grande e precisamos de união para manter a qualidade do nosso ensino”, disse.

O presidente da Fundação Araucária Paulo Brofman, parabenizou o reitor pelo novo desafio que terá pela frente. “Foi com muita satisfação que a Fundação Araucária (FA) recebeu a confirmação do magnífico reitor da UEPG, professor doutor João Carlos Gomes, como  escolhido para ser o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Nesses dois anos e meio de convivência entre a UEPG e a FA aprendemos a respeitar e admirar o trabalho desenvolvido pelo reitor”.

Brofman destacou ainda os benefícios que o professor João Carlos já conseguiu para o Ensino Superior do estado do Paraná. “Com posição firmada em defesa do Ensino Superior do estado do Paraná e também com olhos voltados para projetos sociais que auxiliem no desenvolvimento do estado e como presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), tem e teve participação importante em projetos que trouxeram benefícios até então não alcançados para as Universidades. Desta forma, ganha o estado do Paraná com o iminente professor no comando desta importante Secretaria do Estado”.

Autor de três livros e de 15 capítulos de livros e com 118 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, João Carlos Gomes é natural de Santo Antônio da Platina e graduado em Odontologia pela UEPG (1978). É doutor em Dentística Restauradora, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Desde 1979, integra o corpo docente do curso de Odontologia da UEPG e é reitor pela terceira vez. É acadêmico titular da Academia Brasileira de Odontologia e da Academia Paranaense de Odontologia.

Na condição de reitor da UEPG, foi eleito para a presidência da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), no período 2008 a 2010. Em 1997, desempenhou as funções de Secretário Municipal de Educação e de Planejamento de Ponta Grossa. No âmbito internacional, foi presidente da Associacion Latinoamericana de Operatória Dental y Biomateriales – ALODYB (2005-2006).