Educação foi a palavra-chave utilizada no evento de abertura do mês do Meio Ambiente 06/06/2013 - 10:10

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, durante todo o mês de junho serão realizadas diversas ações educativas relacionadas a esse tema. A abertura dessas ações foi feita, nesta quarta-feira (05), na sede do Sistema Tecnológico SIMEPAR. O evento contou com a participação de secretários estaduais, de representantes de órgãos responsáveis por áreas ambientais do Estado e de deputados.

No local, foi lançada a “Agenda Verde para o Paraná", que prevê medidas estratégicas para a área ambiental no Estado e que serão realizadas durante todo o mês de junho de forma integrada. Aconteceu também, o anúncio do investimento de R$ 53 milhões no fortalecimento de gestão de riscos de desastres naturais, que envolve equipamentos e mapeamentos para modernizar o sistema de monitoramento, prevenção e alerta de desastres naturais no Paraná.

“O investimento que estamos fazendo com a implantação desses novos equipamentos é quase o mesmo valor que foi aplicado para atendimento das regiões da serra do mar atingidas pela enchente há dois anos. Com essa nova tecnologia, nós teremos a capacidade de prever chuvas fortes, geadas com três dias de antecedência, e dessa forma, não precisaremos mais gastar recursos para recuperação de locais atingidos, pois evitaremos desastres ambientais, gerando economia  e melhorias para a população como um todo”, afirma o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

Além do projeto de fortalecimento da gestão de riscos e desastres, foi assinado o termo de compromisso para modernização do licenciamento, da outorga, da fiscalização e do monitoramento ambiental no Paraná. O objetivo deste projeto, também desenvolvido em parceria com o Banco Mundial, é a melhoria no atendimento e serviços prestados pelos órgãos ambientais à sociedade. Serão investidos R$30 milhões em estudos para tornar os processos de licenciamento menos burocráticos, mais ágeis e transparentes, com maior qualidade técnica e jurídica.

“O grande investimento destinado ao SIMEPAR mostra o compromisso que o Governo do Estado tem com relação à prevenção de desastres ambientais. Passamos por mudanças ambientais a todo momento, por isso a adequação para atendimento dessas novas necessidades é de fundamental importância”, destaca o diretor-superintendente do Simepar, Eduardo Alvim Leite.

A Agenda Verde terá ações envolvendo a Águas do Paraná, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Emater, Copel, Sanepar, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Portos de Paranaguá e Antonina, Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria de Infraestrutura e Logística, Mineropar, Simepar, Defesa Civil, Instituto de Terras, Cartografia e Geociências e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

“Com o anúncio feito pelo governador Beto Richa, da implantação do primeiro programa de meio ambiente dentro do país, em que disciplinas dessa área serão inseridas nas escolas desde a educação infantil até o ensino superior, incluindo pessoas especiais, podemos comprovar a atenção que sempre é direcionada com a conscientização da sociedade, não focando apenas medidas punitivas”, afirma o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal.

O diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr também esteve presente no evento, representando o presidente da Fundação, Dr. Paulo Brofman.  “A Fundação Araucária tem importante função no processo de prevenção e melhorias aplicadas ao meio ambiente, participando de forma efetiva no fomento a projetos na área”, diz o diretor.

O governador Beto Richa, finalizou o evento fazendo um resumo das ações que serão realizadas durante todo o mês de junho. “Agradeço a toda equipe que está trabalhando para a elaboração e execução dessa semana. Com ações inovadoras e pioneiras de conscientização, destacando também, a descentralização de serviços prestados, com certeza teremos resultados práticos e eficazes”, completa Richa. No local, também foram entregues 12 viaturas para a utilização da Defesa Civil do Estado.