Empresa atendida pelo PEIEX Paraná confecciona produtos oficiais para a Copa do Mundo 18/07/2013 - 15:30

A empresa Boneleska, de Apucarana, que fabrica uma linha completa de bonés, chapéus e gorros, foi selecionada pela Globo Marcas, agente de licenciamento oficial da FIFA, para confeccionar produtos com o selo oficial da Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014.

A fabricante é atendida pelo PEIEX Paraná (Projeto de Extensão Industrial Exportadora), um projeto da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Fundação Araucária (vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), que visa incrementar a competitividade, promover capacitações e desenvolver o potencial de exportação das micro, pequenas e médias empresas, ampliando os mercados das indústrias iniciantes em comércio exterior.

A técnica extensionista do PEIEX em Londrina, responsável pelo atendimento, Michele Romani, destaca que a empresa tem um grande potencial para exportação, por isso foi feito um trabalho diferenciado para manter esta cultura e expandir ainda mais o negócio. “O know-how no segmento de licenciamento e a identificação de oportunidades de negócios, contribuíram para que a Boneleska conquistasse o direito de licenciar os produtos com o selo oficial da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014”.

Uma das primeiras do Brasil, a empresa é a primeira do Estado a conquistar licenciamento para produzir e vender produtos oficiais com a marca Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O licenciamento, que é obrigatório, uma vez que tudo ligado aos dois eventos - nomes, marcas e produtos - é de propriedade da FIFA, está entre as oportunidades de negócios geradas com a realização do Mundial.

A qualidade dos produtos e a especialização em produzir uma linha infantil já garantiram à Boneleska a licença de comercialização de marcas como Walt Disney. O gerente, Davi Felix de Souza, afirma que o PEIEX contribuiu para que a empresa, aberta em 1994, entrasse em novos mercados. “Estamos sempre buscando expandir nossos negócios e o projeto nos ajudou bastante com orientações e dicas importantes. Temos acesso a várias ferramentas que, somadas ao nosso conhecimento, fazem com que sejamos beneficiados em todos os sentidos. Nos dá uma visão mais globalizada de mercado”.

Sobre o PEIEX

No Estado do Paraná, o projeto é desenvolvido nas regiões de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. De 2009 até agora, foram feitos cerca de 2.400 atendimentos. Os principais setores beneficiados são: vestuário, alimentos, metal-mecânico, moveleiro, tecnologia da informação e cosméticos. Todas as ações visam o desenvolvimento econômico do estado e a geração de empregos para os paranaenses.

“É importante destacar que o foco do PEIEX não é fazer a empresa exportar e sim aumentar a competitividade para que quando ela estiver estruturada, realize este tipo de ação. Nosso papel é justamente identificar empresas com este perfil”, explica Bruna Roldão Ferreira, monitora do núcleo operacional de Curitiba.

Cada núcleo operacional possui uma equipe com conhecimentos multidisciplinares com o objetivo de propor e implementar melhorias nas empresas. São soluções nas áreas de: administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, produto, manufatura e comércio exterior. O atendimento dura em média de três a quatro meses em cada estabelecimento.

A monitora do PEIEX ressalta que muitas empresas perdem grandes oportunidades por cometerem falhas básicas. “É comum identificarmos problemas como falta de um planejamento estratégico e fluxo de caixa. Há situações também em que a empresa não costuma fazer o registro de marcas e patentes, consequentemente pode perder seu produto para outra empresa”.



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