Encerramento do Servir com Arte, programa apoiado pela FA, leva oficinas aos palcos 17/12/2013 - 16:40

O programa Servir com Arte 2013 chegou ao fim em grande estilo, na última semana. O evento de encerramento das atividades contou com a presença de servidores participantes das oficinas, coordenadores, e bolsistas que atuaram como docentes.

Realizado pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SEAP), por meio da Escola de Governo, e em parceria com a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), a Faculdades de Artes do Paraná (FAP), o Teatro Guaíra, e a Fundação Araucária, o evento contou com as apresentações dos participantes das oficinas de dança, fotografia, cinema e teatro, que demonstraram o que aprenderam ao longo do semestre.

Para a apresentação de dança o tema foi “Corpos que Revelam”, em que os professores e servidores que participaram da oficina fizeram uma aula interativa, convidando os que estavam na plateia para subirem ao palco. Logo após, foram apresentadas duas coreografias pelos bolsistas que ministraram as aulas.

A oficina de teatro apresentou algumas cenas teatrais intituladas “Das Faces do Ofício Público”, em que os alunos atuavam alguns momentos do trabalho do servidor público. A oficina de fotografia reproduziu um vídeo, intitulados “Fotografia com Arte” com as fotos tiradas pelos servidores ao longo do semestre. Já a oficina de cinema exibiu o curta “Um olhar sobre o Museu Paranaense”, produzido pelos alunos, durante os encontros.

Para finalizar o evento, o Coral Paraná, que é formado por servidores públicos do Estado do Paraná, encantou a plateia com a apresentação de quatro músicas, entre elas um samba, uma regionalista e duas natalinas.

Para a diretora geral da SEAP, Samira Tomita, a criação desse programa é um sinal claro de que o Estado do Paraná se preocupa com o bem estar e a qualidade de vida do quadro de seus servidores. “Acreditamos que o servir com arte contribuiu e continuará contribuindo para o desenvolvimento dos servidores do estado do Paraná. Por meio dele, muitos talentos serão revelados, o fazer criativo será estimulado e novas potencialidades serão despertadas.”

O programa, que contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, teve início no segundo semestre deste ano e realizou 27 oficinas, em 16 órgãos, com a participação de mais de 600 servidores. A coordenadora do programa, Débora Cristina Perini, acredita que toda a proposta foi um sucesso. “Os coordenadores superaram as minhas expectativas. Os bolsistas docentes mostraram um alto nível técnico, e ficou comprovado que eles têm plena capacidade de assumir um programa como o Servir com Arte.”

Com previsão de continuar no próximo ano, já são muitas as expectativas para o retorno do Servir com Arte em 2014. Segundo a coordenadora do programa, a intenção é ampliar o projeto por mais cidades do estado. “Queremos que o programa chegue nos municípios da região metropolitana e em outros municípios do estado.”

Também estiveram presentes no evento o diretor administrativo financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr; a gerente executiva da Escola de Governo, Francine Lia Wosniak; e as diretoras de extensão e cultura da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), Ruth Duarte e Renate Lizana Weiland.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Escola de Governo