Equipe da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal visita FA 08/08/2013 - 17:50

Com o objetivo de fazer uma visita técnica, representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal estiveram, na terça e quarta-feira (06 e 07), conhecendo os setores e o funcionamento da Fundação Araucária, em Curitiba.

Segundo o vice-presidente da FAP-DF, Ricardo Ferreira, além da aproximação com outras fundações a gestão atual busca também conhecer novos modelos de administração, já que passam por um momento de reestruturação no Distrito Federal. “Encontramos aqui, um modelo de excelência e programas interessantes. Tínhamos uma instituição sucateada e essas ideias contribuirão para resgatarmos tudo que se perdeu ao longo dos últimos anos”, afirmou.

A diretora científica da Fundação Araucária, Janesca Alban Roman, destacou a importância da troca de experiências. “As articulações entre as FAPs são excelentes, pois é possível compartilhar experiências, discutir ações conjuntas e mostrar como a gestão está conduzindo a distribuição dos recursos. Algumas dificuldades são semelhantes como  a avaliação por consultores Ah Doc e a elevada demanda por financiamento pelos pesquisadores”, ressaltou.

O modelo de controle de gastos dos recursos repassados para cada projeto, imposto pelo Tribunal de Contas do Paraná, chamou a atenção dos visitantes. “No Distrito Federal nossos contratos são por CPF, ou seja, diretamente com o pesquisador e acabamos tendo muito trabalho. E no modelo seguido no Paraná é a instituição de ensino é que presta contas”, disse Ricardo Ferreira.





GALERIA DE IMAGENS