FA apoia a realização do ENPROP em Curitiba 13/12/2013 - 17:10

O Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP), foi realizada na última semana, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná com o apoio da Fundação Araucária. O evento constitui-se como um dos principais ambientes de debate e elaboração de propostas com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação nas instituições acadêmicas e de pesquisa no Brasil.

O ENPROP acontece anualmente em qualquer estado da federação e conta com a participação de gestores das instituições que se dedicam regularmente à pesquisa e à pós-graduação, dirigentes das agências de fomento, pesquisadores renomados e convidados.

Em assembleia, a PUCPR, em parceria com Diretório Nacional do FOPROP, foi escolhida para sediar o evento na cidade de Curitiba, PR. O ENPROP se configura como uma das principais ferramentas do FOPROP para discutir avanços, impactos e dificuldades no desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação nas IES e sociedade. Seu papel é estratégico, pois devido à grande mobilização dos gestores, é possível estabelecer políticas e propostas que vão ao encontro às principais dificuldades encontradas nas diversas realidades brasileiras.

Um dos principais objetivos desses encontros é o de contribuir diretamente para a elaboração de políticas públicas e para a gestão das instituições brasileiras que oferecem pós-graduação stricto sensu, e desenvolvem pesquisa e inovação tecnológica. Sua realização com regularidade tem sido relevante para a consolidação de um sistema de pós-graduação em que todos os atores, nas diferentes esferas, compartilham experiências e dialogam sobre os desafios e alternativas de ação articulada.

Os encontros do FOPROP têm sempre como foco os processos de gestão e as políticas públicas nas áreas da pesquisa e da pós-graduação. As atividades programadas têm como objetivo debater tais processos e políticas, elaborar contribuições para seu aprimoramento e superação de problemas, além de propiciar o compartilhamento de experiências bem sucedidas. Para o XXIX ENPROP, estão programadas atividades especiais sobre alguns temas de relevância destacada no atual contexto da pesquisa e pós-graduação brasileiras, como:

1. Interdisciplinaridade, abrangendo a apresentação do resultado da discussão do tema nos diversos fóruns regionais;

2. Financiamento da Pós-graduação e da Pesquisa;

3. Integração Universidade/Empresa/Governo;

4. Internacionalização da Pós-graduação e da Pesquisa;

5. Impacto sócio econômico e ambiental da Pesquisa e Pós-Graduação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PUCPR