FA investirá até um milhão de reais no Projeto “DNA Olímpico” 29/08/2013 - 14:10

A Fundação Araucária irá apoiar o projeto “DNA Olímpico” por meio de até um milhão de reais. O lançamento do projeto foi realizado nesta sexta-feira (23), no Palácio das Araucárias. O  “DNA Olímpico” irá contribuir com o desenvolvimento do esporte paranaense através da detecção de jovens talentos a partir de investigação genômica. Projeto como este é inédito no Brasil o que dá ao Estado do Paraná posição de destaque no cenário esportivo brasileiro.

“É uma honra participar de um projeto desse porte, pois contribui com a mesma linha que seguimos dentro da Fundação Araucária, que é a de investir em ideias e pessoas. Devemos em breve lançar o edital, para que possamos contar com o auxílio das universidades e institutos de pesquisa do estado do Paraná no desenvolvimento de projetos específicos. Com essa ajuda, o “DNA Olímpico” servirá de vitrine para todo o Brasil”, afirmou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

Durante o lançamento do projeto, foram realizadas palestras referentes ao tema, o professor da Universidade Federal de São Paulo, João Bosco Pesquero, falou sobre “Atletas do Futuro”, e o professor Rodrigo Gonçalves Dias, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, apresentou o tema “Performance  Atlética Humana na era genômica”.

“O projeto consiste na criação de um banco de dados biológicos que possibilita o estudo do DNA e a partir disso a identificação das aptidões dos atletas. Com isso podemos direcioná-los para treinamento específico de acordo com as suas características genéticas. É uma inovação de pesquisa genética desenvolvida nos países de primeiro mundo”, destacou o coordenador do “DNA Olímpico” e pesquisador/diretor do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE), Carlos Dourado.

Ricardo Gomide também esteve presente no evento, representando o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo. “O governo federal vem implantando diversas parcerias com o estado do Paraná, podemos citar como exemplo, o programa “talento olímpico”, que visa fazer do estado referência em esportes no Brasil para as Olimpíadas de 2016. Agora com o lançamento do “DNA Olímpico”, mais formas para o Paraná chegar a esse patamar serão desenvolvidas”, ressaltou Gomide.

O Secretário Evandro Roman, destacou a grande parceria que foi firmada com a Fundação Araucária. “O DNA Olímpico é uma inovação do Governo do Estado do Paraná, que com o pronto auxílio da Fundação Araucária e demais parceiros, valoriza o esportista paranaense e  fornece  ao estado condições de contar com grandes nomes do esporte brasileiro no futuro. É a transformação do discurso em ações, acabando com a imagem do esporte assistencialista”, disse Roman.

O evento contou com a presença do diretor administrativo e financeiro José Carlos Gehr e da diretora científica Janesca Alban Roman, ambos da Fundação Araucária, de deputados federais, estaduais, prefeitos do Paraná, autoridades políticas e representantes da Sanepar e Copel.

GALERIA DE IMAGENS