FA lança o resultado de quatro chamadas públicas onde 432 bolsas serão financiadas 31/10/2013 - 16:50

O Programa de Pesquisa Básica Aplicada é a maior chamada da Fundação Araucária por abranger todas as áreas do conhecimento e contemplar vários itens que podem ser financiados. O resultado dessa chamada foi lançado na última quinta-feira (31). São destinados a este programa R$ 8,75 milhões em recursos próprios.

Já nesta segunda-feira (04) foram lançados os resultados de mais três chamadas em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): a CP 11/13 de bolsas para mestrado e doutorado, a CP 12/13 de pós-doutorado e a CP 07/13 de pós-doutorado em empresas. O recurso disponível para essas chamadas foi de aproximadamente  R$ 42 milhões.

A Fundação Araucária recebeu 1354 propostas na chamada pública 24/2012, de pesquisa básica aplicada, e selecionou 246 para receber recursos em três modalidades: R$ 25 mil, R$ 50 mil e R$ 100 mil, dependendo da qualificação do proponente. Os recursos disponíveis puderam atender aproximadamente 18% da demanda total.

Com o objetivo de otimizar o processo, a Fundação Araucária deu início, a partir da chamada pública do Programa de Pesquisa Básica Aplicada, à descentralização do sistema de avaliação de projetos.

“A avaliação das propostas foi feita em diferentes cidades, até para facilitar o trabalho dos assessores de cada região do estado que tiveram mais tempo para análise dos pareceres e projetos. O que também agilizou o processo”, disse a diretora científica da Fundação, Janesca Alban Roman.

Com relação à CP 11/13 foram oferecidas 254 bolsas de mestrado/doutorado. No programa de pós-doutorado aconteceu uma suplementação de R$6 milhões, proporcionando dessa forma, o aumento do número de bolsas que eram 30 para 62. Já para o pós-doutorado em empresas estão sendo financiadas 15 bolsas no valor de R$ 5.800 por mês durante o prazo de até 36 meses.

“A parceria que temos com a CAPES e demais instituições, nos proporciona aumentar o número de bolsas oferecidas, fazendo com que a ciência, os pesquisadores e a sociedade como todo sejam beneficiados cada vez mais”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

“É sempre bom manter parcerias com fundações que priorizam o investimento no pesquisador e no resultado da pesquisa, como é o exemplo da Fundação Araucária. Por esse motivo, temos satisfação de ampliar cada vez mais esse trabalho em conjunto”, afirmou a coordenadora geral de programas estratégicos da CAPES, Idelazil Talhavini.

Para ter acesso aos resultados das chamadas, clique aqui.