FIEP reúne Governo, Universidades e Empresas para discutir inovação 19/10/2012 - 17:10

A Federação das Indústrias do Paraná, por meio do Centro de Inovação do Senai promoveu esta semana a terceira edição do Innovation Day, um dia dedicado ao diálogo entre empresas e universidades sobre as demandas e oportunidades da gestão da inovação. O evento também contou com a segunda edição da Inovatec – Feira de Negócios em Inovação Tecnológica entre Empresas, Centros de Pesquisa e Universidades. Os eventos aconteceram na sede da Fiep no Jardim Botânico e tiveram seu encerramento com a o lançamento oficial da Lei Estadual de Inovação, sancionada este mês pelo Governado Beto Richa.

O Innovation Day apresentou este ano, cinco temas de diferentes áreas da gestão da inovação. Quem abriu o ciclo de palestras foi o destaque entre os 20 jovens mais empreendedores do mundo em 2011, o indiano Sabirul Islan. Todos os temas abortados estiveram voltados ao empreendedorismo inovador e a gestão da inovação.

“O Paraná sai está alguns passos à frente do discurso que defende o processo da inovação em prol do desenvolvimento e da competitividade. Apesar de ser um dos últimos Estados a aprovar uma lei própria de inovação, não ficamos parados e esse momento de união entre governo, academia e setor produtivo demonstra que já estamos avançados e no caminho certo”, disse o vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná, e coordenador do Conselho Temático de Política Industrial, Inovação e Design da Fiep, Rodrigo Martins.

O vice-presidente da Fiep também destacou a importância do envolvimento das empresas nesse processo. “Uma parte está sendo feita pelos centros de pesquisa, universidades, governo e pelas instituições que representam o setor produtivo. Porém, a parte mais importante caberá às empresas que precisam se valer dos recursos disponíveis e implantar a cultura da inovação nas usas operações para garantir o desenvolvimento sustentável do Estado”, lembra Martins.





Matéria replicada da Agência Fiep (link aqui)
Foto: Mauro Frasson






Feira aproxima a inovação com a indústria

O objetivo da Inovatec, segundo os organizadores, é diminuir a distância entre a pesquisa e a aplicação prática. Este ano, a feira recebeu cerca de 800 participantes, sendo que deste total, 240 eram representantes de empresas e 560 de institutos de pesquisa, universidades e do governo. “É a consolidação do que chamamos de tríplice hélice, a união do governo, universidades e o setor produtivo por meio da Fiep”, define o curador da Inovatec, Waldomiro Gremski.

Os números da Inovatec demonstram o potencial da inovação e a importância dessa tríplice hélice. A segunda edição da feira recebeu 778 pesquisas, 346 patentes, 234 laboratórios cadastrados e um total de 1641 ofertas tecnológicas.

O evento também foi marcado pelo lançamento oficial da Lei Estadual de Inovação, sancionada pelo governador Beto Richa no fim de setembro. A lei regional, segundo especialistas, deverá fomentar a inovação nas empresas, principalmente nas pequenas e médias, que poderão contar com recursos para investimento em pesquisa e desenvolvimento e uma maior aproximação entre as universidades e as empresas.

O sucesso do evento, segundo o gerente de inovação do Senai no Paraná, Filipe Cassapo, se deu ao engajamento de mais pesquisadores e de mais empresas. “A cada ano temos mobilizado mais atores para a importância da gestão da inovação no processo de desenvolvimento do país. Este ano tivemos a felicidade de ver o número de pesquisadores e empresas aumentar na Inovatec”, finaliza.

GALERIA DE IMAGENS