Feira de Tecnologia da Unioeste começa nesta quinta-feira 04/09/2013 - 10:50

Para promover a aproximação e interação entre a demanda do setor industrial e a produção tecnológica acadêmica, fomentando negócios entre alunos, professores e empresas, será realizada em Toledo, durante os dias 19, 20 e 21 deste mês, a Feira de Inovação e Tecnologia – Integração Universidade – Empresa 2013 (Fitec-2013).

A coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, promotora do evento, Sueli Rufini, destaca que nesta edição há uma grande e positiva mobilização da prefeitura, vereadores, e também, pela primeira vez, da Associação Comercial e Industrial de Toledo em favor da realização da feira.

O coordenador local do evento, professor Camilo Freddy Mendoza, conta que, entre as novidades a serem apresentadas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) constam 43 resultados tecnológicos na área de inovação, sendo 20 patentes, oito softwares, 12 transferências/licenciamentos de tecnologia; um fornecimento de tecnologia e duas cartas-patente, desenvolvidos nos vários campi da instituição.

Produtos criados e transferidos para o setor industrial como de tratamento de afluentes também serão apresentados, além de projetos de metal-mecânica e de energias alternativas. Além da feira de tecnologia, a programação prevê palestras sobre fontes de financiamento, incentivos ficais e inovações para a construção civil.

A Fitec acontece no Centro de Evento Ismael Sperafico, na Rodovia Dr. Ernesto Dall’óglio. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da Seti, no endereço www.seti.pr.gov.br, na opção Feiras Regionais - Toledo. Os presentes receberão certificados de participação ao final do evento. Esta é a sexta experiência da feira no interior do Estado neste ano; já foi realizada em Cascavel, Londrina, Maringá, Guarapuava e Ponta Grossa. A próxima edição acontece em outubro na cidade de Jacarezinho.

A feira regional é uma parceria entre a Seti e o Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste (NIT), em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O evento conta ainda com o apoio da Fundação Araucária e da Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).