Feitech aborda papel da FA na inovação tecnológica 28/07/2013 - 11:20

A I Feira de Inovação Tecnológica de Maringá (Feitech), que terminou no sábado (27), no parque de exposições Francisco Feio Ribeiro, contou com a exposição de desenvolvimentos tecnológicos produzidos por universidades e instituições de ciência & tecnologia, de produtos e serviços de empresas de base tecnológica, rodadas de negócios pré-agendadas e/ou contínuas, desafio de startups (o primeiro da região), mais de 10 empresas juniores, além de workshops e palestras voltadas para a inovação e empreendedorismo.

O PEIEX Paraná (Projeto de Extensão Industrial Exportadora) teve um estande no evento para passar informações sobre as atividades desenvolvidas e serviço prestado pelos técnicos. Na sexta-feira (26), o coordenador estadual do PEIEX e diretor administrativo da Fundação Araucária, José Carlos Gehr, ministrou palestra sobre “O Papel da Fundação na Inovação Tecnológica”.

A inovação e as parcerias entre universidades e empresas foram os grandes motes na Feitech. O diretor da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Carlos Walter Martins Pedro, falou sobre a importância para manter a competitividade da indústria brasileira e também da necessidade de a universidade estar aberta para fazer pesquisas, parcerias e transferência tecnológica. O vice-presidente da Câmara de Maringá, Luciano Brito, comentou que a casa está aberta a parcerias para que o processo de inovação se consolide. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Valter Viana, informou que estão sendo realizadas parcerias entre a prefeitura e a UEM, que já estão produzindo resultados para sociedade, como a Incubadora Tecnológica de Maringá.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho destacou a importância da hélice tripla: governo, empresas e universidade, e comentou que a UEM tem se estruturado para realizar o processo de inovação. Informou que a UEM tem 77 pedidos de patentes e ressaltou que espera que isso resulte em serviços e produtos que ajudem a sociedade.

Na mesma ocasião da realização da Feitech, acontece também, a 10ª Feira Metal Mecânica, um evento de abrangência internacional que na última edição recebeu mais de 180 marcas nacionais e multinacionais líderes em seus ramos de atuação.