Fundação Araucária apoia Feira de Inovação Tecnológica da Unicentro 07/08/2013 - 11:50

Foi realizada nesta terça-feira (06) I edição da FITPAR Regional, campus Cedeteg da Unicentro, em Guarapuava. A Feira de Inovação FITPAR contou com recursos da Fundação Araucária e teve como objetivo promover a interação entre universidade e empresas da região, com apoio do governo estadual e municipal, para incentivar pesquisas e inovação voltadas para o desenvolvimento sustentável do Paraná.

A proposta faz parte do projeto Feira de Inovação – Regional 2013 cuja finalidade é criar um ambiente favorável ao surgimento, ao desenvolvimento e à atração de atividades econômicas de base tecnológica.   Segundo o diretor da Agência de Inovação da Unicentro, professor Paulo Rogério Pinto Rodrigues, a feira acontecerá em todas as regiões do Paraná, como uma preparação para a Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec) que ocorre em outubro deste ano, na cidade de Curitiba, e que possui âmbito estadual.

“Estas feiras pretendem, principalmente, fazer com que as indústrias interajam com as universidades e verificar quais as demandas que as indústrias estão solicitando de pesquisas de tecnologia”, destaca o professor Paulo.

Os organizadores da feira, juntamente com os empresários, se reuniram no mês passado para a decisão de quais áreas de empresas serão expostas durante o evento, que serão elas: Processamento e gestão de resíduos/Saneamento; Educação/Serviços/TI (Tecnologia e Informação); Farmácia/Química/Alimentos; e Madeira/Papel e celulose/Energia.

Além das exposições, aconteceu também uma palestra com o coordenador nacional do Prêmio Finep de Inovação, Carlos Ganem, que falará sobre a participação das empresas no prêmio.

O evento é uma realização da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária e Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro), em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarapuava, ACIG, FIEP, SEBRAE, organizado pela NOVATEC- Agência de Inovação Tecnológica da UNICENTRO.

Fonte: Unicentro