Fundação Araucária apoia a realização de palestra e de pesquisas na Universidade de La Rochelle 29/11/2013 - 15:50

A professora da Faculdade Assis Gurgacz e diretora técnica da Fundetec, Dra. Ortência Gonzalez da Silva Nunes ministrou uma palestra em inglês, no último dia 21 de novembro, com o tema "Potentialities of Fish in Brazil". A palestra foi apresentada a especialistas da área de peixes, algas marinhas e derivados do mar de instituições francesas como, a Dra. Justine Dumay - Faculté des Sciences et Tecchniques Laboratoire Mer Molecules Sante - MMS - Université de Nantes e Dr. Jean-Pascal Bergé - Laboratory of Science and Technology of Marine Biomass do Departament of Biotechnology and Marine Resources (IFREMER), também localizado em Nantes.

A palestra faz parte do projeto inicial de Pós-Doutorado da Dra. Ortência, que tem como orientadores o Prof. Dr. Wilson Rogério Bôscolo do curso de Engenharia de Pesca da Unioeste de Toledo, Paraná, Brasil e a Dra. Stéphanie Bordenave do Laboratoire Littoral Environnement et Societés (LIENSS) da Universidade de La Rochelle, França.

A Diretora  desenvolve as pesquisas de caracterização de hidrolisados líquidos e secos de coprodutos de tilápia (Oreochromis niloticus)  para conhecer as moléculas presentes nesse material e avaliar a funcionalidade dos peptídeos que podem ser utilizados em diversos produtos como fortificação de bebidas, suplemento proteico em vários produtos de panificação, formulação de hambúrgueres, pastas como macarrão, ou mesmo na área farmacêutica ou cosmética.

“O objetivo das pesquisas na França é conhecer a bioatividade das moléculas para depois aplicá-las em novos produtos. Para tanto, o LIENSS, onde o projeto está sendo realizado, desenvolve diversas pesquisas correlacionando peptídeos de peixes marinhos e outros produtos do mar com doenças como hipertensão e diabetes. Essa é uma área interessante, com perspectivas atuais e futuras para valorizar coprodutos oriundos do processamento da tilápia, normalmente , descartados ou utilizados apenas na alimentação animal”, destacou Ortência.


A palestra e as pesquisas na Universidade de La Rochelle fazem parte da Missão Técnica à Alemanha e França para Interação e Disseminação Científica e Tecnológica, atividades do projeto aprovado pela Fundação Araucária no PROGRAMA DE FLUXO CONTÍNUO PARA APOIO A PROJETOS ESPECIAIS, sob coordenação do pesquisador, Prof. Dr. Dermânio Tadeu Lima Ferreira, da Faculdade Assis Assis Gurgacz (FAG).

“Agradecemos à Fundação Araucária pelo apoio financeiro para a realização desse projeto que consolida parcerias e defini novas linhas de pesquisas em pescados e demais produtos da aquicultura”, completou Ortência.





GALERIA DE IMAGENS