Fundação Araucária financia 120 bolsas de produtividade em pesquisa e desenvolvimento tecnológico/extensão
15/05/2013 - 15:10

 A valorização do desempenho de profissionais qualificados é um dos principais objetivos a ser atendido, com a disponibilização pela Fundação Araucária, de 120 bolsas de produtividade em pesquisa e desenvolvimento tecnológico/extensão. A chamada contou com 446 projetos inscritos, sendo distribuídos nas áreas de agrárias, biológicas, saúde, exatas, humanas, sociais, engenharias, letras e artes. 

Cada coordenador de projeto aprovado receberá uma bolsa durante dois anos, no valor de mil reais mensais. Foram contempladas, nesta primeira etapa, 100 bolsas em pesquisa e 20 em extensão. Do dia 05 de agosto a 30 de setembro, os pesquisadores poderão enviar seus projetos para a segunda etapa dessa chamada, para mais 180 bolsas em pesquisa e 20 em extensão. O valor total do recurso investido é de mais de R$ 8 milhões de reais. 

A área de agrárias foi a que mais recebeu propostas, resultando em 28,17 % dos projetos recomendados para bolsas em pesquisa e 40% dos projetos recomendados para bolsas em extensão. “Nós acreditamos que os pesquisadores são fundamentais para que a produção e a difusão do conhecimento científico, desenvolvimento tecnológico e sociocultural sejam ampliados e fortalecidos no contexto estadual dessas áreas”, destaca o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman. 

Dentre os projetos que foram aprovados pela Fundação Araucária e receberão bolsas de produtividade em pesquisa, estão dois de professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam). “São os dois primeiros projetos da Unespar que foram aprovados para esse tipo de bolsa. Isso mostra que mesmo sendo nova, a Universidade nasce com potencial também para a pesquisa”, afirma o diretor da Unespar/Fecilcam, Eder Rogério Stela. 

Entre os critérios para seleção das propostas, foram observadas a documentação, avaliação do mérito, relevância do plano de trabalho proposto, liderança técnico-científica, produção científica e/ou tecnológica, atividades de desenvolvimento científico, tecnológico ou sociocultural e orientação/supervisão acadêmica. 

Desde 2008, primeiro ano que foi aberta uma chamada no Paraná para a área de produtividade em pesquisa e desenvolvimento tecnológico/extensão, foram disponibilizadas mais de 700 bolsas, sendo que mais da metade desse número foi financiada nos últimos dois anos.

GALERIA DE IMAGENS