Fundação Araucária lança Programa de Bolsas de Pós-doutorado em empresas 12/09/2012 - 16:30

Mariana Figueiredo - A Fundação Araucária lançou nesta manhã (12) a chamada pública “Programa de Bolsas de Pós-Doutorado em Empresas” em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O café da manhã oferecido pela Fundação Araucária, a convite do presidente Dr. Paulo Brofman, reuniu os reitores, pró-reitores das universidades e os representantes das possíveis empresas parceiras.

“Nesta reunião apresentamos um esboço do que estamos e pretendemos fazer em prol do crescimento da ciência, tecnologia e inovação no estado do Paraná. É necessário estimular a mudança de cultura, pois muitas vezes, o pesquisador pensa que o compromisso dele com a pesquisa termina com a publicação dos resultados de sua pesquisa, e este é o grande momento; pois a pesquisa deve terminar em produto ou com a sua aplicação prática. Não quer dizer que isso já não aconteça nas universidades, mas precisa ser reforçada esta ideia: a pesquisa como um bem social”.

Na oportunidade, esteve presente o coordenador geral de Programas Estratégicos da Capes, Manoel Cardoso, que destacou a importância da inserção de doutores dentro das empresas para produção de inovação. “É importante no sentido de você agregar produtores de conhecimento às empresas, para que dentro das empresas esses produtores de conhecimento consigam gerar inovação e fazer com que essas empresas sejam mais rentáveis, consequentemente gerando emprego e contribuindo para o desenvolvimento do estado e do país”.

A Capes desenvolveu uma política de pós-graduação sólida e eficiente, por meio de concessão de bolsas, fomento a pesquisa e informação científica, que atualmente está entre as melhores do mundo. Foi estabelecida uma meta de formar 10 mil doutores até 2011, porém a Capes atingiu a meta em 2008, o que gerou aumento significativo de doutores no país. “Como houve aumento de doutores no país, isto resultou no aumento de PeD dentro das empresas que investem em inovação. Então, nós não queremos tirar os doutores de dentro das universidades, mas também utilizá-los no mercado de trabalho”, ressalta Cardoso.

O coordenador de fomento e inovação tecnológica da Federação da Indústrias do estado do Paraná (Fiep), Felipe Couto, apresentou dados atuais sobre o investimento em ciência e tecnologia do país e reafirmou a importância de investir em inovação.“Algumas empresas investem em inovação, mas hoje nós temos empresas que aplicam inovação e é neste ponto que devemos investir: a aplicação da inovação. Os países mais desenvolvidos, colocam como condição que os pesquisadores estejam sediados dentro da universidade, este é um dos motivos de conseguirem gerar mais inovação”, disse.

Programa de Bolsas de Pós-Doutorado em Empresas

O objetivo desta chamada é estimular a inserção de doutores em empresas sediadas no estado do Paraná, com a finalidade de desenvolver projetos de inovação tecnológica em interação com programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES no Paraná.

As inscrições poderão ser realizadas a partir de 17 de setembro de 2012, em www.fappr.org.br.

Serão financiadas quinze bolsas para pós-doutorado neste ano e mais quinze bolsas em 2013.

Os candidatos terão que ser doutores vinculados a uma instituição de ensino superior em área a fim com as atividades a serem desenvolvidas na instituição de execução.