Fundação Araucária lança chamada pública Redes Digitais 02/05/2013 - 17:40

Mariana Figueiredo - A Fundação Araucária em parceria com Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI/PR) e a Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (SID/MC), lança a chamada pública “Programa Redes Digitais da Cidadania do Estado do Paraná”. O objetivo geral do Programa é qualificar o uso da internet e ampliar as capacidades no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, por meio de convênios com Fundações de Apoio à Pesquisa (FAP's). As Fundações serão responsáveis por selecionar, monitorar e avaliar projetos das instituições de ensino superior e institutos de pesquisa científica e tecnológica. A convite do presidente da Fundação Araucária, Dr. Paulo Brofman, foi oferecido um Café da Manhã no Salão das Araucárias, no Lactec, para apresentação da chamada pública aos reitores, pró-reitores e comunidade acadêmica. Esteve presente a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Sra. Lygia Pupatto, que destacou o potencial científico e tecnológico do estado do Paraná. Na oportunidade, a secretária apresentou informações sobre o Programa e as expectativas do Ministério das Comunicações em relação a inclusão digital. A presente chamada pública no valor total de R$ 3 milhões financiará bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação Stricto Sensu, além de itens de capital necessários a execução do projeto. As propostas deverão compreender as linhas temáticas do edital e ser enviadas pelo coordenador do projeto, obrigatoriamente, pesquisador Doutor com vínculo empregatício/funcional ou Bolsista Sênior da instituição proponente. As inscrições serão via Sistema SigAraucária até o dia 22 de maio de 2013, com divulgação do resultado prevista a partir do dia 17 de junho de 2013. Outras informações constam em edital no site http://xoops.celepar.parana/migracao/seti_fundacao_araucaria/. Linhas Temáticas: Capacitação de micro e pequenas empresas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Qualificação do uso das Tecnologias da Informação (TIC) e Comunicação nos espaços públicos de uso da internet; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), direcionadas à Gestão e Comercialização da Produção na Agricultura Familiar; Tecnologias da Informação (TIC) e Comunicação direcionadas ao trabalho, emprego e renda; Capacitação de técnicos e Gestores Municipais no uso das Tecnologias das Informação e Comunicação (TIC); Tecnologias da Informação e comunicação, direcionadas à Cultura: preservação, promoção e acesso.