Fundação Araucária lança chamadas públicas em parceria com a CAPES 16/04/2013 - 10:10

A Fundação Araucária lançou nesta manhã (16) as chamadas públicas “Novas Propostas de Mestrado e Doutorado Interinstitucionais - Minter e Dinter” e “Programa de Apoio à Mobilidade Acadêmica”, ambas em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também foram lançadas a segunda edição de outras quatro chamadas públicas: “Programa Pró-Equipamentos”, “Programa de Bolsas Mestrado e Doutorado”; “Programa de Bolsas de Pós-Doutorado” e o “Programa de Bolsas Pós-Doutorado Empresa”.

O café da manhã oferecido pela Fundação Araucária, a convite do presidente Dr. Paulo Brofman, reuniu os reitores, pró-reitores das universidades e os representantes do meio acadêmico. Na oportunidade Brofman destacou que o Programa Pós-Doutorado Empresa executado no Paraná pela Fundação Araucária, obteve a inscrição de 24 candidatos para 15 vagas, um número expressivo se comparado a outros estados, que em alguns casos, obtiveram apenas um candidato.

“O que pretendemos mostrar com isso é que o estado do Paraná tem demanda e aproveitamos todas as oportunidades que nos são dadas. Em 2012, nós fomos muito bem sucedidos e aumentamos expressivamente nossos recursos e conseguimos isto por meio de parcerias e em 2013 pretendemos trilhar o mesmo caminho. A Capes tem sido uma grande parceira da Fundação Araucária, o total do acordo da Capes com a Fundação Araucária é de R$ 74 milhões, que estão sendo muito bem empregados na difusão da ciência, tecnologia e inovação”, destaca o presidente da Fundação Araucária.

No evento estiveram presentes a coordenadora de Programas de Indução e Inovação, Idelazil Cristina Talhavini e o coordenador geral de Programas Estratégicos, Dr. Manoel Cardoso (ambos da Capes), que na oportunidade apresentou dados sobre os programas da agência de fomento e parabenizou o trabalho que está sendo desenvolvido na Fundação Araucária.

“O Paraná é um estado que tem dado resposta e uma resposta muito satisfatória para a Capes. A FAP's possuem um papel fundamental no sistema de ensino superior, porque as fundações funcionam como válvula de escape para as instituições, no sentido de buscar recursos para incentivar a ciência, tecnologia e inovação. E o Dr. Paulo Brofman, entende isso de maneira muito competente, por isso ele tem buscado várias parcerias em outros setores. A Capes é parceira e sempre será parceira do trabalho exercido com excelência e competência”.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é atualmente a principal agência de fomento do país, auamentando expressivamente suas linhas de financiamentos. Em 2013, apenas no Programa de Pró-Equipamentos serão financiados R$ 130 milhões em todo o país, 30% a mais do que no ano passado. O estado do Paraná recebeu R$ 7,5 milhões deste programa. A Capes desenvolveu uma política de pós-graduação sólida e eficiente, por meio de concessão de bolsas, fomento à pesquisa e informação científica, que atualmente está entre as melhores do mundo. Foi estabelecida uma meta de formar 10 mil doutores até 2011, porém a Capes atingiu a meta em 2008, o que gerou aumento significativo de doutores no país.

+ Sobre os Programas

Programa de Apoio à Mobilidade Acadêmica pretende fomentar a cooperação técnico-científica entre as instituições, visando possibilitar a mobilidade de estudantes e professores.

Programa Novas Propostas de Mestrado e Doutorado Interinstitucionais - Minter e Dinter objetiva apoiar financeiramente projetos de Mestrado e Doutorado interinstitucionais.

Programa Pró-Equipamentos a tem por objetivo proporcionar suporte financeiro às propostas que visam suprir a necessidade de equipamentos destinados à melhoria e modernização da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica dos programas de pós-graduação e de pesquisa, de todas as áreas do conhecimento.

Programa Bolsas de Mestrado e Doutorado busca conceder bolsas de estudo para alunos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu no estado do Paraná.

Programa de Bolsas de Pós-Doutorado financia por meio da concessão de bolsas de pós-doutorado, docentes e pesquisadores com titulação de doutorado, sem vínculo empregatício, que atuam na pós-graduação Stricto Sensu em instituições de ensino superior e institutos de pesquisa no estado do Paraná.

Programa de Bolsas de Pós-Doutorado em Empresas o objetivo é estimular a inserção de doutores em empresas sediadas no estado do Paraná, com a finalidade de desenvolver projetos de inovação tecnológica em interação com programas de Pós-Graduação Strictu Sensu recomendados pela CAPES no Paraná. Os candidatos terão que ser doutores vinculados a uma instituição de ensino superior em área a fim com as atividades a serem desenvolvidas na instituição de execução.

• Foto 04
    Foto 3