Fundação Araucária participa de evento promovido pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade 29/08/2013 - 09:30

Um encontro reunindo empresários, poder público e instituições de ensino, abriu espaço para encaminhamentos de ações que podem resultar na transformação da capital do Paraná num pólo de inovação tecnológico com reconhecimento mundial. O evento também contou com a presença da Fundação Araucária.

O Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão e o Conselho de Política Industrial, inovação e Design da FIEP, juntaram, no mesmo ambiente, representantes de diversos segmentos ligados ao tema, e conseguiram respaldo para prosseguir. "Vamos articular e criar sinergias para tornar Curitiba um habitat de inovação", disse o diretor presidente do IBQP, Sandro Nelson Vieira. Isto significa, segundo Vieira, "juntar empresas, academia, governo e sociedade civil, de modo que se envolvam em projetos e processos de inovação focados na geração de riquezas para a cidade e para a região".

O evento, realizado no auditório do IBQP, durou o dia todo e contou, pela manhã, com a presença do prefeito Gustavo Fruet, que, acompanhado de secretários municipais do Planejamento e Gestão, Fábio Scatolin; do Meio Ambiente, Renato Lima; e de Informação e Tecnologia, Paulo Miranda, elogiou a iniciativa e ponderou: "Nesta gestão trabalhamos muito com conceito de desenvolvimento de start-up’s, economia verde, economia criativa e sustentabilidade".

Os encaminhamentos para evolução das ações conjuntas são a sedimentação de parcerias e adesão de novos atores que tenham relação com o desenvolvimento e a inovação. Tanto que este primeiro grande encontro local contou com a especial presença  de Marco Bravo, diretor de projetos da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos. Ele falou sobre o papel da inovação naquela cidade, que estava com economia em declínio e, por apostar e investir em inovação, atualmente é o segundo maior polo mundial, atrás apenas do Vale do Silício, em São Francisco.

O que chamou atenção na palestra de Bravo, foi o fato de que a transformação de Austin no que é hoje “não foi natural”, endógena, mas sim em função de ações provocadas. Ou seja, a sociedade local buscou este desenvolvimento como alternativa e obteve o sucesso. A presença do representante norte-americano é resultado de articulações feitas pelo IBQP e a Universidade do Texas que geraram, entre outros, agendas com os Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Todo o cenário dessa transformação começou a ser desenhado neste encontro em Curitiba, onde, também, houve apresentação das ações de agências de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontificia Universidade Católica (PUC), IFPR (Instituto Federal do Paraná), Tecpar, C2I (Senai Inovação) e Campus da Indústria (FIEP).Agora, com base nos resultados desse evento, segundo o diretor presidente do IBQP, será possível definir as ações e o cronograma de atividades para transforma a capital do Paraná num Habitat de Inovação.

Fonte: Via RCD - Sistemas de Comunicação