Fundação Araucária realiza reunião de Comitês de Avaliação de Projetos 26/03/2013 - 11:30

Nos dias 26 e 27 de abril, a Fundação Araucária realiza o Comitê de Avaliação dos Projetos da chamada pública “Programa de Bolsas Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Extensão”, que financia bolsas de produtividade para pesquisadores do Paraná, com reconhecida liderança na sua área e atuação junto a redes ou projetos de pesquisa de alta relevância para a política estadual de ciência, tecnologia e inovação. O objetivo é estimular e ampliar o avanço da pesquisa e desenvolvimento tecnológico e sociocultural no Estado, além de fortalecer grupos de pesquisas vinculados a cursos de pós-graduação Stricto Sensu e institutos de pesquisa.


Serão avaliados 582 propostas, sendo que destas, 446 são referente ao Programa de Bolsas Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Extensão. A Fundação Araucária irá apoiar 140 bolsas para esta chamada, sendo 100 bolsas para Pequisa e 40 bolsas para Extensão, as bolsas terão a duração de 24 meses. O valor de cada bolsa será de mil reais, somando um total de R$ 3,36 milhões investidos.


Também serão avaliadas propostas referente ao “Programa Bolsa Sênior”, das quais foram previamente avaliadas por consultores Ad Hoc, via Sistema SigAraucária. O “Programa Bolsa Sênior” é destinado ao pesquisador aposentado de instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa, que tenha se destacado entre seus pares como líder na área de atuação. O objetivo é favorecer a permanência de profissionais qualificados, valorizando o pesquisador aposentado, no desenvolvimento da produção científica e/ou tecnológica.


A abertura foi realizada pelo presidente da Fundação Araucária, Dr. Paulo Brofman, a diretora científica, Dra. Janesca Alban Roman e pelo diretor administrativo e financeiro, José Carlos Gehr. Na oportunidade Brofman falou sobre o trabalho está sendo realizado em prol da disseminação da ciência, tecnologia e inovação no Estado.

“Por meio de parcerias buscamos aumentar os recursos da Fundação Araucária para poder financiar o maior número de projetos possível, sempre levando em consideração o mérito e a relevância das propostas. Nós temos a preocupação com a qualidade e os objetivos dos projetos financiados e por isso chamamos vocês, pesquisadores de excelência, cada um em sua área para que possamos da forma mais justa escolher as melhores propostas”, afirma.

Parceria entre FAP's

Outro momento do evento, será a avaliação de projetos referente a chamada pública do Programa de Bolsas Produtividade da Fundação de Apoio a Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (FAPES), sendo que todos os projetos foram previamente avaliados por consultores Ad Hoc. A parceria é fruto de uma conversa entre os diretores científicos das Fundações de Amparo a Pesquisa (FAP's) do Brasil, em que a ideia é trabalhar como uma rede de apoio para realização de Comitês de Avaliação.

GALERIA DE IMAGENS