Jacarezinho recebe a Feira de Inovação - Inovatec 30/10/2013 - 10:10

A Lei de Inovação e o Parque Tecnológico Virtual do Paraná foram alguns dos temas apresentados na Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec) Regional Jacarezinho, realizada nesta terça-feira (29).  A feira regional é uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Uenp com o Instituto Federal do Paraná – campus Jacarezinho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Cornélio Procópio, e Tecpar. Esta foi a última de uma série de feiras realizadas ao longo deste ano, dentro da política de interiorização do Governo do Estado, que incluiu as cidades de Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá e Toledo. A próxima Inovatec será em Curitiba.

Foi destacada ainda a importância da Lei de Inovação do Paraná, sancionada em 2012 e regulamentada por decreto em fevereiro deste ano. O principal aspecto da lei está no fato de regulamentar as relações entre o setor público e o privado no âmbito da inovação tecnológica.  A lei preenche um vácuo na área científica e cria um dispositivo legal eficiente, que contribuirá para a inovação no Estado.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, ressaltou que a intenção da Inovatec é interiorizar estas atividades. “O governador Beto Richa tem um compromisso com o desenvolvimento de todas as regiões do Estado. Existe hoje no Paraná uma política muito forte de atração de grandes indústrias, mas não podemos  esquecer de nossos micro e pequenos empresários, que têm um papel importante no desenvolvimento econômico e na geração de renda”, afirmou.

João Carlos Gomes lembrou que “o Norte Pioneiro tem um potencial muito forte, com uma universidade estadual de qualidade, um instituto federal e  uma universidade tecnológica”, acrescentando que “esse evento tem o objetivo de integrar o governo, as universidade, o setor acadêmico e o setor produtivo. Isso é muito importante para o desenvolvimento da região e do Estado".

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, afirmou ter o desejo de  “trazer para o município instituições que envolvam as áreas de ciência, tecnologia e inovação, porque percebo que temos essa vocação. Jacarezinho tem só a agradecer, e vamos nos empenhar para corresponder a toda essa dedicação que o Governo do Estado tem demonstrado para a nossa região."

ORGÂNICOS -  Durante a Inovatec, a unidade certificadora do instituto – Tecpar Cert – fez a entrega dos 10 primeiros certificados para produtores orgânicos da região, dentro do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, coordenado pelo Tecpar e que conta com a parceria das universidades estaduais, da UTFPR de Pato Branco e do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia.

O programa, financiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, subsidia a certificação das pequenas propriedades rurais, compulsória conforme prevê a regulamentação publicada pelo Ministério da Agricultura em outubro de 2011. A meta é certificar 400 propriedades até o fim de 2014, em todo o Estado.

Receberam os certificados os produtores João Fernandes/José Avilar; Victor Hugo Baggio; Paulo Sérgio Buchud; Maria Luizete Brambilla; Everson Lemes de Paula; José Alonso Filho; Rivelino Néia da Silva; Aparecido Donizete da Silva; Luiz Antônio Brambilla; e José Erivan Santana.

PROGRAMAÇÃO – A Inovatec em Jacarezinho contou ainda com palestra de Filipe Cassapo, diretor do Centro Internacional de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), sobre “Inovação: o Imperativo para a Competitividade”; apresentação de casos de sucesso de parceria entre empresas e a Universidade Estadual do Norte Pioneiro; e talk shows sobre Nutrição Animal, Tecnologia de Alimentos e Tecnologia de Informação. O evento contou também com a presença do diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gher.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Tecpar