Maior pesquisadora em Inteligência Artificial do Paraná é da Unioeste 04/03/2013 - 08:50


Estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do ABC (UFABC) , classificou a professora Huei Diana Lee, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), entre os pesquisadores de maior colaboração e impacto em produtividade na área de inteligência artificial no Brasil; e a colocou em primeiro lugar no Paraná. 

As duas universidades analisaram 641 currículos lattes de pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Com as informações de indicadores de produtividade dispostas no currículo de cada pesquisador, foi construído um ranking de colaboração e impacto desses profissionais na área de Inteligência Artificial. A professora é coordenadora geral do Laboratório de Bioinformática (Labi) da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu. Ela foi ranqueada como a primeira no Paraná e 11ª no Brasil. Em primeiro lugar no Brasil foi classificada a professora Maria Carolina Monard, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP/São Carlos, pesquisadora do Laboratório de Inteligência Computacional (LABIC) do ICMC/USP e do Laboratório de Bioinformática (LABI) da Unioeste. 

O resultado do trabalho realizado em todos esses anos, principalmente no que diz respeito à formação acadêmica e ética de cidadãos responsáveis e bem posicionados na sociedade, nos preenche de orgulho e felicidade; e nos mostra que, evidentemente, o trabalho responsável e a honestidade, às vezes em falta na sociedade atual, são características fundamentais para se alcançar resultados que possam contribuir, de fato, na melhoria da universidade e da sociedade como um todo. Devemos continuar fazendo a coisa certa e, eu, sempre estarei nesse caminho”, declarou a professora Huei. 

Avaliação 


A avaliação dos currículos foi feita a partir de indicadores como artigos completos publicados em periódicos científicos; patentes e registros de software, prêmios e títulos, livros e capítulos de livros publicados, organização de eventos científicos e trabalhos científicos completos publicados em anais de congressos. Os dez pesquisadores colocados à frente da professora Huei Diana Lee são de instituições dos maiores centros do Brasil, como a USP/São Carlos, Universidade Federal do Rio Grande (UFRG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). LABI O Laboratório de Bioinformática da Unioeste foi fundado em 2002 pelos professores Huei Diana Lee (coordenadora-geral), Wu Feng Chung (coordenador da área médica) e Renato Bobsin Machado (coordenador da área computacional). Desenvolve projetos de pesquisa com o Serviço de Coloproctologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com o Laboratório de Inteligência Computacional da USP/São Carlos (LABIC), entre outras instituições públicas e privadas. Professora Huei Huei Diana Lee graduou-se na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Campus Rio Claro), e realizou mestrado e doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP/São Carlos. 

Huei é professora do curso de Ciência da Computação da Unioeste desde 1996. Entre 2008 e 2010, quando era coordenadora do curso de Ciência da Computação da Unioeste, o curso obteve duas vezes conceito nível 5 na avaliação do Enade; foi estrelado nível 3 no Guia do Estudante de 2010 – Editora Abril e colocou o curso da Unioeste entre os três melhores cursos do Brasil, junto à UFMG e UFRGS, de acordo com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ao longo dessa trajetória, a professora Huei orientou mais de 30 alunos de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado), que se inseriram em diferentes instituições de ensino e pesquisa, como USP, Unicamp, UFPR, UFSC, Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Universidade de Integração Latino-americana (Unila, UENP, Universidade de Buenos Aires (Argentina), Universidade Nacional de Centro de La Província de Buenos Aires em Tandil (Argentina), Universidade Nacional de Mar del Plata (Argentina), London University (Inglaterra), Aristotle University of Thessaloniki (Grécia) entre outras nacionais e internacionais. E também em outros importantes setores da sociedade, empresas públicas e privadas, como IBM, Motorola, AGX, HSoft Informática, Digistar Telecomunicações, Itaipu Binacional e Vale. A professora tem 16 publicações de artigos científicos em periódicos e 221 em congressos nacionais e internacionais. 


Fonte: Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


GALERIA DE IMAGENS