Missão científica proporciona parcerias entre o Reino Unido e o Brasil 07/11/2013 - 16:50

A agenda da missão científica do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e de nove Fundações Brasileiras de Apoio Científico e Tecnológico (Facepe, Fapeam, Fapeg, Fapemig, Fapema, Faperj, Fapesb e Fapesc), incluindo a Fundação Araucária, ao Reino Unido foi bastante cheia.

A missão foi realizada entre os dias 21 e 24 de outubro. O objetivo do encontro foi o de discutir parcerias entre as universidades estaduais e universidades do Reino Unido.

Logo no primeiro dia (21), os presidentes das fundações brasileiras de amparo à pesquisa tiveram seis compromissos em Londres, incluindo encontros com Conselhos Britânicos de Pesquisa e uma reunião com consultores que orientam os setores público e privado sobre oportunidades ligadas aos créditos de carbono.

Nesse dia, as instituições também tiveram a oportunidade de apresentar suas áreas prioritárias. Na terça-feira (22), participantes da missão foram para Coventry, a fim de visitar a Universidade de Warwick, onde funciona o Centro de Inovação do grupo automotivo Jaguar-Land Rover.

Os presidentes começaram o roteiro de quarta-feira (23) às 8hs, indo à Universidade de Birmingham. Às 14h30 já estavam no Imperial College London e terminaram a programação no Centro de Pesquisa em Energia do Reino Unido.

Na quinta (24), o embaixador Alan Charlton e representante do Programa sem Fronteiras na Inglaterra e outras autoridades recepcionaram o grupo de brasileiros. A seguir, o embaixador recebeu cada presidente das Fundações de Apoio Científico e Tecnológico e responsáveis pelas treze universidades do Reino Unido participantes da missão, para discutir assuntos comuns e estratégias de parcerias.

“Essa missão fez com que iniciássemos diálogos de novas parcerias entre as universidades estaduais e do Reino Unido. Sentimos que há um grande interesse por parte deles em desenvolver projetos e iniciativas com o Brasil”, afirmou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

Resultados

Nesta terça-feira (05), o responsável pelo Departamento de Materiais e Metarlugia, da Universidade de Birmingham - Dr. Brian J. Connoly e o coordenador do programa de pós-graduação de engenharia mecânica da Universidade Tecnológica do Paraná – Giuseppe Pintaude fizeram uma visita ao presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman. Eles puderam conhecer a instituição e trocar informações relevantes sobre cada local que gerenciam e trabalham.


GALERIA DE IMAGENS