Parceria entre a Fundação Araucária e a Fundação PTI resultam no lançamento de editais de bolsas de pesquisas 11/04/2013 - 11:10

Na manhã de quarta-feira (10), o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi palco da solenidade do lançamento do Edital de Bolsas de Pesquisas da Fundação Parque Tecnológico Itaipu e Fundação Araucária. No evento estiveram presentes o presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Brofman; o diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo; Joel de Lima, representando o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Miguel Samek; Laércio de Siqueira, da Finep; a vice-prefeita da cidade, Ivone Barofaldi; e representantes de instituições de ensino.

Os quatro editais, disponíveis no site da Fundação Araucária e PTI na próxima segunda-feira (15), foram criados a partir do Termo de Cooperação, firmado entre as duas Fundações em 2012. Os editais vão contemplar a concessão de bolsas para doutorado, mestrado e iniciação científica; projetos de pesquisa; apoio para apresentação de trabalhos em eventos; e apoio para organização e realização de eventos.

O intuito da parceria entre as instituições é desenvolver ações conjuntas voltadas para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, por meio do estímulo à produção científica e tecnológica; verticalização do ensino superior; formação de pesquisadores; disseminação e popularização da ciência, tecnologia e inovação.

“Não é possível desenvolver pesquisa, ciência e tecnologia sem levar em conta critérios de sustentabilidade. Além disso, a palavra de ordem do momento no país é inovação, e acreditamos que investir em pessoas é a chave”, afirmou Brofman. Ainda segundo ele, essa parceria entre as duas Fundações é importante para o futuro da região e para trazer prosperidade.

Segundo Sotuyo, “é uma honra lançar esses editais aqui após a assinatura do termo de cooperação, nós agradecemos a confiança que a Fundação Araucária depositou na Fundação PTI. Aproveito para agradecer também a presença de todos, inclusive dos representantes das instituições de ensino, que estarão entre os beneficiários desses editais junto com a região”.

Termo de Cooperação
Assinado em 2012 pela Fundação Araucária e pela Fundação PTI, o termo de cooperação técnico-científico visa o desenvolvimento sustentável da região por meio de ações, programas e projetos nas áreas de educação, ciência, tecnologia e pesquisa. Levando em conta a geração de emprego, renda e capacitação profissional. O lançamento dos editais de pesquisa marca o início da parceria entre as duas Fundações, em prol do crescimento social e econômico da região trinacional (Brasil, Paraguai e Argentina).

• Foto 1