Paulo Brofmam participa da posse do novo reitor da UEPG, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas 13/09/2013 - 15:30

O presidente da Fundação Araucária Paulo Brofman participou da posse do reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na última quinta-feira (12), em sessão solene pública do Conselho Universitário, no Teatro Pax UEPG.  O sentimento de gratidão e o compromisso de responsabilidade marcaram o discurso de posse do reitor Carlos Luciano. Gratidão às pessoas que contribuíram para sua trajetória na instituição até a posse como Reitor; e responsabilidade, por, agora, estar à frente de uma comunidade universitária e uma sociedade exigente, que espera de seus dirigentes dedicação, competência, transparência, honestidade e humildade. Luciano Vargas assume a Reitoria pelo período de 21 de agosto de 2013 a 31 de agosto de 2014.

“A comunidade acadêmica fica muito feliz em saber que a UEPG terá a sua frente um profissional que preza pela ética, competência, credibilidade e evolução do ensino superior”, enfatizou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

Autoridades federais, estaduais e municipais, reitores das universidades estaduais paranaenses, ex-reitores e vice-reitores da UEPG e a comunidade universitária prestigiaram a solenidade no Teatro Pax UEPG. “A presença dessas pessoas demonstra a parceria e o companheirismo de todos em prol do ensino superior do Paraná”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes (ex-reitor da UEPG), que presidiu a sessão do solene do Conselho Universitário, representando o governador Beto Richa.

João Carlos Gomes deixou a Reitoria da UEPG, em 21 de agosto último para, a convite do governador Beto Richa, assumir a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). A sua fala no ato de posse se dividiu em três momentos. No primeiro, se despediu e agradeceu a todas as pessoas que contribuíram para que tivesse uma gestão de sucesso à frente da instituição. “Nos últimos sete anos como reitor, tudo o que fizemos foi somar forças em torno da UEPG. Tenho um orgulho muito grande de ter sido aluno, ser professor e ter estado Reitor por mais de 10 anos desta instituição”.

No segundo momento, João Carlos Gomes destacou a satisfação de, hoje, como secretário de Estado, dar posse ao professor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas como reitor da UEPG. “Não tenho dúvidas de que o Luciano é hoje a pessoa mais preparada para comandar a UEPG nos próximos anos”, disse. “Companheiro, trabalhador, ético, competente e dedicado às causas da UEPG, tem uma vida inteira dedicada a essa universidade”. João Carlos diz ter a certeza de que no novo reitor dará continuidade a todos os projetos da sua gestão (da qual Luciano Vargas era o vice-reitor), além de implantar novas e importantes atividades para o crescimento quantitativo e qualitativo da UEPG.

A terceira parte do discurso de João Carlos Gomes foi dedicada à sua atuação na SETI. “Aceitei o honroso convite do governador Beto Richa e tenho a consciência das minhas responsabilidades. Tenho a convicção que a experiência administrativa que tive na UEPG será fundamental nesta minha nova função”. O secretário destaca a robustez do sistema de Ensino Superior do Paraná, com sete universidades; aproximadamente 120 mil alunos; 7,4 mil docentes; mais de 80% de mestres e doutores; 9 mil agentes universitários; 334 cursos de graduação; 141 cursos de mestrado; 52 de cursos de doutorados; 4 hospitais universitários; e 47 polos de ensino a distância, com quase 15 mil alunos.



Esta potencial, segundo o secretário, permitiu que as universidades estaduais paranaenses se colocassem entre as melhores instituições de ensino superior do país e do continente, fato constatado por meio de avaliações do MEC e rankings nacionais e internacionais. Nesse momento, lembrou do ato de criação das universidades estaduais de Londrina, Maringá e Ponta Grossa, em 1969, pelo governado Paulo Pimentel, como um fato sem precedentes na história do Paraná. Para João Carlos Gomes, por estarem localizadas todas no interior do Estado, são as universidades estaduais as grandes responsáveis pelo desenvolvimento do Paraná, em todos os setores sociais e econômicos.

Destacando programas do governo do Estado, no ensino superior e ciência e tecnologia (Universidade Sem Fronteiras, Bom Negócio Paraná, Parque Tecnológico Virtual e Residência Técnica nas áreas de Engenharia e Arquitetura), o secretário falou sobre duas grandes metas do governador Beto Richa. A primeira o Programa Excelência do Ensino Superior, que deverá ser lançado nos próximos meses, com o maior investimento no setor em toda sua história; e o segundo, o Programa Paraná Inovador, por meio de parceria entre o poder público, universidades e setor produtivo, tendo principal ferramenta a Lei de Inovação do Paraná, considerada uma das mais modernas do país.

SENTIMENTOS

Profundamente emocionado, Luciano Vargas, iniciou sua fala descrevendo os sentimentos pelos quais foi tomado nos momentos que antecederam a solenidade. Primeiro a gratidão. “Sou grato por estar aqui e faço o reconhecimento público às muitas pessoas que acreditaram em mim e permitiram que eu pudesse fazer o caminho para poder, hoje, com muito orgulho, tomar posse como reitor da instituição que aprendi a amar, antes até de aqui ingressar como aluno do curso de Engenharia Civil em 1974”.

Sobre o sentimento de responsabilidade disse ter a consciência do dever que pesa sobre sua cabeça, a partir de agora. “Tenho a clareza de que estou à frente de uma comunidade universitária e externa atenta e exigente, que espera de seus dirigentes dedicação, competência, transparência, honestidade e humildade”, disso, pedindo a todos da comunidade universitária que irão com ele conduzir a UEPG, que façam o possível para manter a universidade tão ou mais valorizada, em comparação com a que recebe agora do professor João Carlos. Neste momento, disse ter preparado um balanço do que foi realizado nos últimos sete anos, em que ele, como vice-reitor, e João Carlos Gomes, como reitor, estiveram à frente. No entanto, dentro de seu estilo de objetividade, preferiu dispensar os presentes de ouvir uma série de números e relatos do muito que foi realizado neste período.

SOLENIDADE

A mesa principal de autoridades da sessão solene pública do Conselho Universitário para posse do reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas contou com a presença dos deputados estaduais Péricles de Holleben Mello e Plauto Miró Guimarães Filho; do deputado federal Sandro Alex; do comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, general de Brigada Fernando José Sant’Ana Soares e Silva, do presidente da Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Públicas (Apiesp), reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona; do conselheiro Flávio Guimarães Kalinowski; e do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.



O professor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas foi conduzido à mesa pela conselheira pró-reitora de Graduação, Graciete Tozetto Góes, representante do Conselho de Administração, e pelo Conselheiro Ricardo Diniz Correia de Almeida, representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. O coordenador de Ensino Superior da SETI, Mário Cândido de Athayde Júnior (secretário adoc da sessão solene) procedeu à leitura do termo de posse. Ato contínuo, Luciano Vargas recebeu as vestes talares reitorais. Compõem a vestimenta a toga ou beca (capa em cor negra, composta de torçal ou borla que forma os alamares); samarra na cor branca, representativa de todos os ramos do conhecimento; colar reitoral, composto de corrente e medalha com os signos da instituição; e capelo ou borla reitoral, usado em solenidades universitárias.

CURRÍCULO

Até 21 de agosto último, Luciano Vargas ocupou a Vice-Reitoria da UEPG, reeleito para o cargo na chapa encabeçada pelo professor João Carlos Gomes, para o período de 2010 a 2014, dando prosseguimento ao trabalho iniciado por ambos no período de 2006 a 2010. Com 57 anos, natural de Ponta Grossa, Luciano Vargas é filho de Rouger Miguel Vargas e Carmem Maria Gerber Vargas. Casado com Vânia Aparecida Martins Vargas, é pai de Gregório Martinez Vargas e Leandro Martinez Vargas.

Graduado em Engenharia Civil pela UEPG em 1978, o novo reitor possui cursos de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Fundacentro - São Paulo; em Informática na modalidade de Estrutura e Representações pela UEPG; e Administração Universitária pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Universidade da Flórida – EUA. É mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; professor associado do Departamento de Engenharia Civil da UEPG, desde março de 1984.

Na UEPG exerceu as seguintes funções: coordenador do curso de Engenharia Civil; Conselheiro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; pró-reitor de Graduação; chefe da Assessoria de Planejamento; pró-reitor de Assuntos Administrativos; coordenador do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho; e presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina. Possui trabalhos publicados na área da Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho, com ênfase em Processos Construtivos e NR 18, planejamento e controle de obras, perdas, produtividade, construção civil, ambientes de aprendizagem na internet e gerenciamento de projetos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UEPG
Fotos: Marilson de Paula

GALERIA DE IMAGENS