Paulo Brofman é vencedor da categoria professor-pesquisador do 26º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia 11/11/2013 - 22:10

O 26º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, criado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi entregue nesta segunda-feira (11), no Palácio Iguaçu. O principal objetivo do prêmio é o de estimular e reconhecer a produção científica, contemplando a cada ano duas áreas do conhecimento. Para a edição deste ano, as áreas escolhidas foram: Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde.

Foram três categorias premiadas: profissional (um professor-pesquisador e um pesquisador-extensionista em cada área); estudante de curso de graduação e inventor independente.

Na categoria professor-pesquisador o ganhador foi o Dr. Paulo Brofman, presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e coordenador do Núcleo de Tecnologia Celular da PUCPR, pertencente à Rede Nacional de Terapia Celular do Ministério da Saúde.

“Esse prêmio é uma forma de valorizar a pesquisa, ciência e tecnologia paranaense, pois o pesquisador tem como principal objetivo gerar bons resultados sociais e econômicos e precisa desse incentivo. Agradeço e dedico esse prêmio principalmente a minha equipe do Núcleo de Tecnologia Celular, que fica na PUCPR, pois são jovens interessados no avanço da ciência e tecnologia”, afirmou Paulo Brofman.

Além de um diploma, o vencedor de cada categoria recebeu um valor em dinheiro, tendo como base o salário do professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da carreira do magistério público do ensino superior do Estado.

“Nós temos o privilégio de possuir sete universidades estaduais distribuídas por todas as regiões do estado do Paraná. Com isso, ganhamos também a cada ano, excelentes pesquisadores que fazem com que o nosso estado tenha destaque dentro do Brasil. Por isso, temos que manter acesa a chama do incentivo e valorização desses profissionais”, comentou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

O vice-governador do estado do Paraná e secretário da Educação Flávio Arns, parabenizou a todos ganhadores. “O investimento na educação é o sustentáculo para tudo, pois constrói caminhos, ensina a enfrentar desafios e forma cidadãos comprometidos com a evolução da inovação nas mais diversas áreas.Por esse motivo, que essa iniciativa é uma de nossas prioridades no governo”, destacou Arns. O evento contou com a presença de autoridades dos poderes executivo e legislativo e também representantes de instituições educacionais e de tecnologia.