Pesquisadores paranaenses representam o estado em evento promovido pelo Ministério da Saúde 05/12/2013 - 21:40


O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS), realizou entre os dias 3 e 4 de dezembro, o encontro “Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS: Integração entre Conhecimento Científico e Políticas de Saúde”, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF).

Na ocasião, o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, ministrou uma palestra referente ao “Estudo Multicêntrico de Utilização de Células Tronco para Tratamento de Pacientes com Isquemia Crítica de Membro Inferior”, que é realizado por meio de parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT). O encontro também contou com a presença da diretora científica da Fundação Araucária, Janesca Alban Roman.

“É um evento de extrema importância para discussão da relação entre o Programa de Pesquisa do Sistema Único de Saúde (PPSUS) e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP´s). Destacando o balanço de investimentos realizados e as políticas aplicadas”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

Professores paranaenses representaram o estado no evento: contando com a participação do pesquisador da Universidade Federal do Paraná, Cyro K. Saul, em um estande do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Diagnóstico em Saúde Pública. O objetivo desses estandes foi o de divulgar os trabalhos realizados pelos institutos, no intuito de verificar as contribuições para a Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Brasil e a aplicabilidade dos resultados das pesquisas no SUS.

E também do pesquisador da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Adriano Gonçalves Viana, convidado para ministrar uma palestra, com o tema: Desenvolvimento de Sensores Bioeletroquímicos para o Diagnóstico de Doenças Infecciosas Humanas.

No local, também foram abordados temas relacionados com o complexo industrial da saúde, pesquisa científica, tecnologias, inovação e gestão em saúde e contou com a participação de cerca de 600 convidados, entre autoridades internacionais e brasileiras, presidentes e diretores de instituições parceiras, gestores locais e estaduais de saúde.

A tradução do conhecimento científico, avaliação de tecnologias em saúde, pesquisas clínicas e fomento à pesquisa foram temas discutidos nas 19 atividades promovidas durante o encontro, dentre conferências, mostras, painéis e seminários.

GALERIA DE IMAGENS