Presidente da FA ministra palestra em evento promovido pelo Ministério da Saúde 03/12/2013 - 11:00

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS), está sendo realizando entre os dias 3 e 4 de dezembro, o encontro “Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS: Integração entre Conhecimento Científico e Políticas de Saúde”, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF).

Na ocasião, o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, ministrará uma palestra referente ao “Estudo Multicêntrico de Utilização de Células Tronco para Tratamento de Pacientes com Isquemia Crítica de Membro Inferior”, que é realizado por meio de parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT). O encontro também conta com a presença da diretora científica da Fundação Araucária, Janesca Alban Roman.

“É um evento de extrema importância para discussão da relação entre o Programa de Pesquisa do Sistema Único de Saúde (PPSUS) e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP´s). Destacando o balanço de investimentos realizados e as políticas aplicadas”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

O evento abordará temas relacionados com o complexo industrial da saúde, pesquisa científica, tecnologias, inovação e gestão em saúde e contará com a participação de cerca de 600 convidados, entre autoridades internacionais e brasileiras, presidentes e diretores de instituições parceiras, gestores locais e estaduais de saúde. Convidados internacionais ampliarão as perspectivas do debate sobre integração entre ciência e políticas de saúde. Kalypso Chalkidou (NICE), Clifford Goodman (HTAi), John N. Lavis (McMaster University e Ulysses Panisset (OMS) estão confirmados como palestrantes.


A tradução do conhecimento científico, avaliação de tecnologias em saúde, pesquisas clínicas e fomento à pesquisa serão temas nas 19 atividades promovidas durante o encontro, dentre conferências, mostras, painéis e seminários.

Atividades plenárias


A conferência de abertura do evento acontece na manhã desta terça-feira (03), no auditório principal com participação do Secretário da SCTIE/MS, Carlos Gadelha, que receberá o diretor do McMaster Health Forum (Canadá), John Lavis, para conferência sobre desafios e estratégias para redução da lacuna entre o saber e o fazer na Saúde Pública.


A programação segue com apresentação de experiências e resultados de estudos desenvolvidos no Brasil para a produção de conhecimento científico com aplicação nas políticas públicas de saúde. A mostra de experiências será conduzida polo Presidente da ABRASCO, Luis Eugênio Portela, e terá como expositores Paulo Lotufo, da USP, com o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA); Joyce Schramm, da Fiocruz/RJ, com o Estudo Carga de Doenças; Aldaisa Sposati, da PUC/SP, com o Estudo Métricas Territoriais de Proteção Social; Luciano Moreira, da Fiocruz/MG, Programa Eliminate Dengue – Brasil; e Alexander Precioso, do Instituto Butantã, apresenta o estudo Vacina para Dengue.


A abertura oficial do evento acontecerá na noite do dia 3, com a presença do ministro da saúde, Alexandre Padilha e de ciência, tecnologia e inovação,  Marco Antonio Raupp, além de autoridades, pesquisadores, gestores de saúde e representantes da sociedade civil organizada.


No segundo dia, as atividades plenárias se iniciam com o painel Tradução do conhecimento em sistemas e serviços de saúde nas perspectivas do NICE, HTAi e McMaster Health Forum que terá como explanadores os convidados internacionais Kalipso Chalkidou, Clifford Goodman e John Lavis, sendo moderado pelo Secretário da SCTIE/MS, Carlos Gadelha.

A última atividade plenária abordará a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde (ANPPS) sob diferentes perspectivas. A mesa será presidida pelo diretor do Decit/SCTIE/MS, Antônio Carlos Campos, e contará com a participação de representantes da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e  Academia Nacional de Medicina (ANM).

As atividades plenárias contarão com relatoria do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (NESP/UnB), em parceria com o DECIT/SCTIE/MS.

Pesquisa Clínica; Avaliação de Tecnologias em Saúde;Fomento à Pesquisa em Saúde; Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS e Lançamento de publicações serão algumas atividades do evento.

 
Para mais informações acesse o portal do encontro Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS: integração entre conhecimento científico e políticas de saúde pelo endereçoportal.saude.gov.br/sctie/decit/cienciasus.

Fonte: Ministério da Saúde

GALERIA DE IMAGENS