Presidente da Fundação Araucária participa de reunião com instituto internacional 04/02/2013 - 15:40

Mariana Figueiredo

 

Na semana passada, o presidente da Fundação Araucária, Dr. Paulo Brofman, apresentou aos representantes do Massachusetts Institute of Technology - IMT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), do Industrial Performance Center – IPC (Centro de Desempenho Industrial), as iniciativas desenvolvidas na Fundação Araucária nos últimos dois anos em prol da disseminação da ciência, tecnologia e inovação.


Na oportunidade Brofman abordou as linhas de atuação da Fundação Araucária e as áreas do conhecimento, financiadas por meio de chamadas públicas e parcerias estabelecidas com outros órgãos e instituições. O objetivo da visita do MIT juntamente com o departamento nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é conhecer no Brasil, em particular no estado do Paraná, ambientes propícios ao desenvolvimento de um ecosistema de inovação, que envolva as diversas partes interessadas sobre o assunto. O estado do Paraná destaca-se pela existência da parceria entre as universidades, empresas, governo estadual, fundos de investimento e as organizações não governamentais.


“Exatamente neste contexto, que convidamos o Dr. Paulo Brofman para participar dessa reunião, para demonstrar que no Paraná, nós temos uma rede de universidades estaduais e federais onde existe uma produção de ciência, tecnologia e inovação significativa; e possuímos um entendimento e uma maturidade, com foco em inovação, na parceira público/privada ou universidade/empresa, para transferência do conhecimento e conveção desse conhecimento em negócios inovadores que se reverteria em renda, empregos e crescimento econômico”, destaca Filipe Cassapo, gerente executivo do Centro Internacional de Inovação - SENAI.


Um exemplo, seria a Lei de Inovação sancionada no ano passado, que trouxe ao estado do Paraná mais possibilidades de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Dentre as iniciativas da Fundação Araucária, encontra-se o edital de Bolsas de Pós-Doutorado Empresas e a implementação do Programa de Subvenção Econômica para as Micro-empresas e Empresas de pequeno porte nos respectivos Estados - TECINOVA, além dos demais trabalhos produzidos pela Fundação Araucária afim de acelerar o movimento da transferência do conhecimento e inovação no Brasil.


“No Paraná, nós temos um sistema de ensino superior estadual e federal, que funciona como uma rede de universidades e produção de conhecimento; trata-se de um sistema singular no Brasil. Isso significa portanto, uma grande oportunidade de transferência de conhecimento para a indústria, gerando emprego, renda e desenvolvimento social”, ressalta Brofman.


GALERIA DE IMAGENS