Presidente da Fundação Araucária recebe Prêmio na Argentina 22/11/2012 - 14:30

Dr. Paulo Brofman, receberá o Prêmio Luis Federico Leloir, nesta sexta-feira (23), que reconhece o trabalho dos melhores cientistas do mundo.

O presidente da Fundação Araucária Dr. Paulo Brofman, receberá o “Prêmio de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação Luis Federico Leloir” que será entregue pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, Dr. Lino Barañao, nesta sexta-feira (23), na Sala Libertador do Palácio San Martín, em Buenos Aires, na Argentina. O Prêmio instituído em 2010 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, reconhece o trabalho dos melhores cientistas do mundo e a sua contribuição de forma significativa, para o aumento da cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação.

Os vencedores do Prêmio foram selecionados por meio de uma pesquisa realizada pela Direção Nacional de Relações Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, e definido, em última instância, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Nação, Dr. Lino Barañao; que a cada ano faz a entrega do Prêmio juntamente com o diretor nacional de Relações Internacionais, Menvielle Agueda.

De acordo com ministro, o Prêmio é o reconhecimento distinto da comunidade científica e dos resultados das carreiras dos profissionais selecionados. “O Prêmio homenageia a relação emocional dos seus pares com seu país. Através dele, reconhecemos cada um dos funcionários que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento do tecido social do país, o que é uma tarefa desafiadora e gratificante, para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes ", ressalta o ministro.

O presidente da Fundação Araucária, Dr. Paulo Brofman é o segundo brasileiro a receber o Prêmio, sendo que o primeiro foi Jorge Almeida Guimarães, em 2010, que na oportunidade ocupava a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre os premiados deste ano, estão: o oitavo melhor Físico do mundo, Dr. Manuel Cardona; o embaixador da Alemanha na Argentina, Dr. Gunter Kniess; o presidente da Sociedade Geológica da África, Dr. Aberra Mogessie; e a geneticista americana, Dr. Mary Claire King, conhecida por ter sido a primeira pesquisadora a identificar os genes do câncer de mama.


Dr. Paulo Brofman

Reconhecido cientista brasileiro, Paulo Roberto Slud Brofman, é médico cardiologista e cirurgião, com doutorado em Clínica Cirúrgica, pela Universidade de São Paulo (USP). Possui ampla experiência em Cirurgia Cardiovascular e Terapias Celulares. Foi docente no departamento de Medicina, na Universidade Federal do Paraná durante 32 anos, professor visitante da Universidade de Toronto, membro honorário do Instituto de Tecnologia Biomédica da Universidade de Erlangen-Nuremberg-Alemanha e ocupou a presidência da Sociedade Paranaense de Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardio Vascular e da Associação Brasileira de Terapia Celular.

Atualmente, é presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e ocupa a cadeira número 22 na Academia Paranaense de Medicina. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, coordenador do Núcleo de Tecnologia Celular e professor titular da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

É pertencente à Rede Nacional de Terapia Celular do Ministério da Saúde, membro do Comitê Científico do Programa Binacional de Terapia Celular Brasil/Argentina e coordenador da Sub-agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos - Ministério da Saúde do Brasil.
 
 
 
 

GALERIA DE IMAGENS