Programa unifica parcerias entre Capes e Fundações de Amparo à Pesquisa 17/07/2013 - 11:00

Com o objetivo de reunir todas as ações desenvolvidas por meio de acordos de cooperação e parcerias firmados com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e a Capes em um único projeto, o presidente da entidade, Jorge Almeida Guimarães, assinou nesta terça-feira (16) em Brasília, a portaria 090 que cria o Programa Capes - FAPs. A partir da portaria todas as iniciativas contempladas serão transformadas em política de estado.

"Nossa intenção é interagir cada vez mais com quem está na ponta do sistema de ciência, tecnologia e inovação no país", afirmou o presidente da Capes.

Para o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, a iniciativa potencializa os resultados das parcerias com a Capes. “As ações empreendidas neste programa serão complementares às atividades de formação de recursos humanos, de alto nível, desenvolvidas pela Capes diretamente com as Instituições de Ensino Superior (IES) e seus cursos de pós-graduação, melhorando, desta forma, sua operacionalização”.

Jorge Guimarães destacou a importância das fundações para o desenvolvimento científico do país. "O número e o alcance das nossas fundações é fator inédito em qualquer país em desenvolvimento semelhante ao nosso. Agora, queremos aumentar nossas articulações com todos os Estados e assim avançar mais", definiu.

Fotos: Guilherme Feijó - CCS/Capes

GALERIA DE IMAGENS