Projetos relacionados ao PPSUS são avaliados no seminário parcial apoiado pela FA 13/12/2013 - 15:30

A Fundação Araucária, em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde (SESA) promoveu, entre os dias 10 e 11, a avaliação dos seminários parciais referentes aos projetos que receberam recursos do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), em 2012.

“Com a aplicação e desenvolvimento desses projetos focados nas necessidades reais e regionais, o resultado acaba sendo mais imediato e eficaz. Por esse motivo, o investimento no pesquisador e na pesquisa torna-se fundamental”, disse o coordenador geral de fomento à pesquisa em saúde e responsável pelo PPSUS no Paraná, Luiz Marques Campelo.

Foram investidos R$ 3.440.000, sendo R$ 2.120.000 do DECIT/SCTIE/MS e R$1.320.000 da Fundação Araucária. A banca avaliadora dos projetos é formada por representantes do Ministério da Saúde, da Fundação Araucária, da Secretaria Estadual da Saúde, professores paranaenses e também professores de outros estados.

A contrapartida da SESA é a promoção de seminários temáticos de pesquisa do PPSUS em Curitiba para apresentação e discussão dos temas em estudo. E também a edição de uma publicação especial (livro ou periódico) para apresentação e disseminação dos resultados das pesquisas financiadas nesta Chamada.

“Identificar onde e para qual finalidade foi investido o recurso concedido a cada projeto é muito gratificante. Dessa forma, visualizamos melhorias e avanços nas mais diversas áreas da ciência e tecnologia aplicadas à saúde pública”, destacou a diretora científica da Fundação Araucária, Janesca Alban Roman.

Dentre os projetos apresentados está o do professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Rodrigo Siqueira de Guimarães, relacionado às práticas locais e o uso de evidências na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no estado do Paraná. “O nosso projeto quer investigar se os gestores municipais aplicam os recursos a partir de evidências. Nos locais onde for identificado que isso não acontece será feito um levantamento do por que desse fato e logo em seguida um treinamento com esses gestores”, informou Rodrigo.

Já o pesquisador Alberto Duran González, da Universidade Estadual de Londrina, apresentou o projeto referente aos consórcios intermunicipais de saúde e o desenvolvimento das redes de atenção à saúde no Paraná: modelos organizativos, desempenhos e perspectivas. “O Paraná é o segundo estado que possui maior número de consórcios dentro do Brasil, por esse motivo temos que estudar melhores práticas de disseminação dessas iniciativas”, afirmou Alberto.