Seminário Internacional de Inovação em Eletroquímica aproxima indústria e pesquisa aplicada 10/09/2013 - 10:10

Como utilizar a inovação para reduzir custos e aumentar a produtividade das empresas? O que precisamos fazer para sermos mais competitivos em um cenário globalizado? Para responder estes e outros questionamentos dos empresários, o Senai promove durante os dias 16 e 17 de setembro, em Curitiba, o 1º Seminário Internacional de Inovação Industrial em Eletroquímica (S3IE). O evento, que terá foco na pesquisa aplicada ao ambiente industrial, tem o objetivo de estreitar a relação entre indústria e grupos de pesquisa, para que possam atuar de forma coordenada nos processos de inovação e tecnologia, induzidos através da Eletroquímica.

Voltado a gestores de P&D, inovação, engenharia e produção dos setores automotivo, construção civil, energia, petróleo e gás, mineração, metalmecânico e galvanoplastia – além de pesquisadores destas e de outras áreas correlatas – o evento contará com a apresentação de cases de sucesso de parcerias universidade-empresa. Os palestrantes serão empresários e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT); a Universidade de Manchester, do Reino Unido; os Institutos Fraunhofer, da Alemanha; o Centro Nacional em Eletroquímica e Tecnologias Ambientais (CNETE), do Canadá, e o Instituto Acreo, da Suécia.

ISI – Os temas das palestras do S3IE estão relacionados às áreas de atuação do 1º Instituto Senai de Inovação (ISI) do Brasil – que será inaugurado durante o Seminário – e foram escolhidos pelo forte impacto que podem gerar nas empresas em termos de competitividade, produtividade, lucratividade e sustentabilidade. O foco do instituto no Paraná será em Eletroquímica e deverá atender a uma demanda do setor industrial, por soluções que fortaleçam a competitividade e a produtividade, sobretudo para os segmentos petroquímico, mineral, metalmecânico, de energia e da construção civil. Até 2015, serão inaugurados 25 ISIs em todo o Brasil.

A partir de 17 de setembro o espaço do Sistema Fiep localizado no Jardim Botânico, em Curitiba, tem um novo nome: Campus da Indústria. O Campus marca o início de uma nova era no setor industrial paranaense, com a proposta de ser um catalisador de pesquisas aplicadas.

Com a missão de alavancar a competitividade, a produtividade e a sustentabilidade da indústria paranaense e brasileira, nos cenários nacional e internacional, o Campus da Indústria irá progressivamente reunir mais iniciativas do próprio Sistema Fiep e de parceiros da indústria comprometidos com os desafios da inovação e do desenvolvimento sustentável. O novo nome está sendo lançado para marcar esta mudança de estratégia de uso do espaço, antes conhecido como CIETEP – Centro Integrado de Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Estado do Paraná. A proposta do Sistema Fiep é de que o Campus da Indústria  passe a ser reconhecido nacional e internacionalmente como um habitat de inovação e de referência em educação, pesquisa industrial aplicada, inovação e qualidade de vida.

Por essa razão, durante a cerimônia oficial de lançamento, lideranças do Sistema Fiep e alguns dos parceiros do Campus da Indústria celebrarão um pacto para reforçar o comprometimento comum no desenvolvimento de projetos em prol da indústria e da qualidade de vida do trabalhador. Além do Sistema Fiep, serão integrantes do Pacto da Indústria a Prefeitura Municipal de Curitiba; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI); Fundação Araucária; Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC).

Segundo o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, habitats de inovação surgem de sólidas parcerias entre setor produtivo, governo, instituições de educação profissional e superior, centros de pesquisa, agências de fomento e fundos de investimento e capital empreendedor. “Com o fortalecimento das alianças do Sistema Fiep com as instituições de ciência e tecnologia e a consolidação da pesquisa aplicada, temos certeza que o Campus da Indústria será um grande ícone da inovação e da competitividade da indústria paranaense e brasileira”, conta Campagnolo.

As inscrições para o 1º Seminário Internacional de Inovação Industrial em Eletroquímica, são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de setembro pelo site http://www.senaipr.org.br/s3ie/

Fonte: Agência FIEP