Seminário Internacional de Inovação em Eletroquímica tem patrocínio da Fundação Araucária 09/09/2013 - 11:00

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo e o diretor do Senai do Paraná, Marco Secco, destacaram durante a abertura do 1º Seminário Internacional de Inovação Industrial em Eletroquímica, nesta segunda-feira (16), que eventos como estes buscam disseminar e consolidar a cultura da inovação na Indústria Brasileira e, ao mesmo tempo sensibilizar as indústrias para que a inovação seja uma prática constante em seus diferentes segmentos de atuação, sendo a Eletroquímica um indutor neste processo, dado a sua penetração em todos os setores industriais.

Voltado a gestores de P&D, inovação, engenharia e produção dos setores automotivo, construção civil, energia, petróleo e gás, mineração, metalmecânico e galvanoplastia – além de pesquisadores destas e de outras áreas correlatas – o evento contará com a apresentação de cases de sucesso de parcerias universidade-empresa. Os palestrantes serão empresários e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT); a Universidade de Manchester, do Reino Unido; os Institutos Fraunhofer, da Alemanha; o Centro Nacional em Eletroquímica e Tecnologias Ambientais (CNETE), do Canadá, e o Instituto Acreo, da Suécia.

A importância do apoio dado pela Fundação Araucária para a realização do seminário também foi ressaltado, durante a cerimônia de abertura, por Edson Campagnolo. “Queremos agradecer à Fundação Araucária, em especial ao presidente Paulo Brofman, por patrocinar este evento. Iniciativa fundamental para tornar a pesquisa uma prática constante para a promoção da inovação no setor industrial”.

A disseminação científica e tecnológica é uma das linhas de ação da Fundação Araucária. “Através desta linha de trabalho, apoiamos a organização de eventos científicos como este realizado pelo Senai. Também acreditamos que o desenvolvimento da pesquisa, aplicada à indústria, é essencial para torná-la mais competitiva e, desta forma, também estamos contribuindo para a capacitação dos pesquisadores”, afirma Paulo Brofman.  

Os temas das palestras do seminário de inovação em eletroquímica, estão relacionados às áreas de atuação do 1º Instituto Senai de Inovação (ISI) do Brasil – que será inaugurado nesta terça-feira (17) – e foram escolhidos pelo forte impacto que podem gerar nas empresas em termos de competitividade, produtividade, lucratividade e sustentabilidade. O foco do instituto no Paraná será em Eletroquímica e deverá atender a uma demanda do setor industrial, por soluções que fortaleçam a competitividade e a produtividade, sobretudo para os segmentos petroquímico, mineral, metalmecânico, de energia e da construção civil. Até 2015, serão inaugurados 25 ISIs em todo o Brasil.

O evento acontece no campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. Mais informações no site http://www.senaipr.org.br/s3ie/  



GALERIA DE IMAGENS