Notícias
- A Fundação Araucária reafirma seu papel estratégico no fortalecimento da ciência paranaense com o destaque nacional alcançado pelo professor e pesquisador Lucas França Garcia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da UniCesumar, em Maringá, o pesquisador atua ativamente junto à Fundação Araucária como membro do Comitê Assessor de Área de Ciências Humanas e Sociais e possui bolsa de Produtividade em Pesquisa concedida pela Instituição.
- A Parceria de Matérias-Primas para a Transição Verde e Digital (RAMP) lançou, nesta terça-feira (23/06), sua primeira chamada transnacional no âmbito do programa-quadro de pesquisa e inovação da União Europeia, Horizon Europe. A Fundação Araucária está entre as agências brasileiras que aderiram à iniciativa, reforçando a estratégia de internacionalização da ciência, tecnologia e inovação do Paraná.
- O Governo do Paraná começou nesta segunda-feira (22) uma missão internacional estratégica na Itália, no Sul da Europa, com o objetivo de prospectar parcerias e ampliar as ações de internacionalização do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Ao longo da semana, a comitiva paranaense visitará três instituições de pesquisa de excelência mundial em duas cidades italianas. O grupo é composto por representantes da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária.
- Pesquisadores e especialistas do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Emergência Climática promovem, no próximo dia 29 de junho, às 19h, uma live para discutir os possíveis cenários e impactos do fenômeno El Niño 2026/2027 no Paraná.
Avisos
PDI Brasil e Mundo
- Paraná chega a 1,8 milhão de adultos com ensino superior completo e amplia escolaridade da populaçãoO Paraná registrou um avanço expressivo no nível de escolaridade da população adulta entre 2024 e 2025. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Educação, divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com 25 anos ou mais que concluíram o ensino superior passou de 1,6 milhão para mais de 1,8 milhão no período. O crescimento foi de 207 mil pessoas em apenas um ano, o equivalente a uma alta de 12,8%.
- Com o objetivo de mapear e discutir novos rumos da sustentabilidade e transição energética no setor empresarial, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras - ANPEI promoveu o encontro: Rota de Investimento à Inovação em Bioativos e Insumos, que reuniu grandes corporações, startups e instituições governamentais. O evento foi realizado nos últimos dias 28 e 29, com uma programação realizada na Fábrica do Boticário, no Campus da Indústria, na empresa Heide Vegetais e no Hotmilk - PUCPR. Além da organização da ANPEI, o encontro contou com o apoio do Grupo Boticário.
- A Cidade dos Lagos, bairro planejado de Guarapuava (PR), será palco de um encontro voltado à inovação em saúde do Paraná. No dia 26 de junho de 2026, acontece a 1ª Jornada de Bioinformática e Inteligência Artificial na Saúde, evento que reunirá profissionais, pesquisadores, estudantes, empreendedores e representantes do ecossistema de inovação para discutir o impacto das novas tecnologias na transformação da saúde.
- O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), marca presença no 29º Congresso Brasileiro de Nutrição, sediado pela primeira vez em Curitiba. O encontro, que acontece no período de 12 a 15 de maio, recebe profissionais e estudantes de nutrição de diferentes estados para debater sobre as consequências das transformações contemporâneas na área, com o objetivo de incentivar políticas públicas em defesa de uma alimentação adequada para todos.

























