Memória Araucária
2008: Delegação do Confap e da FA à Itália
Istituto Superiore Mario Boella - inglês [PPT 0,7Mb]
Istituto Superiore Mario Boella - italiano [PPT 0,7Mb]
Politecnico di Milano [PPT 15,5Mb]
Politecnico di Milano - International Relations and Projects of the Design System [PPT 4,7Mb]
Politecnico di Torino - Carlo Naldi [PPT 7,2Mb]
Politecnico di Torino - Collaboration with Brazil [PPT 2Mb]
Politecnico di Torino - Facolta di Ingegneria dell Informazione [PPT 0,6Mb]
Politecnico di Torino - Incubadora [PDF 1,6Mb]
Politecnico di Torino - Presentation Design [PPT 8,7Mb]
Politecnico di Torino - The Integration with EU Aerospace [PPT 1,8Mb]
Politecnico di Torino - Termo de Cooperação com o Confap [PDF 0,85Mb]
2009: Fórum Nacional Consecti-Confap em Curitiba
Disponibilizas as apresentações do Fórum Consecti e o Confap (06/04/09)
Consecti elege nova diretoria durante o Fórum Nacional realizado em Curitiba (03/04/09)
Crise global não afetará a oferta de bolsas de pesquisa do CNPq e da Capes (03/04/09)
Programa Universidade Sem Fronteiras é destaque no Fórum Nacional Consecti-Confap (03/04/09)
Finep anuncia programa de Subvenção Econômica (03/04/09)
Redes de pesquisa de Malária e Dengue terão recursos do Pronex (03/04/09)
Fórum Nacional Consecti-Confap reúne 27 secretários de Estado em Curitiba (03/04/09)
A Fundação Araucária receberá o fórum conjunto Consecti e Confap (24/03/09)
2010: Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação - CECTI
03/03/2010 - Balanço do evento
2010: Encontro de Ciência e Tecnologia + Aniversário de 10 anos da FA
Entrega do 24.º Prêmio Paranaense de C&T (22/11/10)
Presidente da Fundação Araucária, Zeferino Perin, apresenta balanço das atividades (22/11/10)
Secretário de C&T, Nildo José Lübke, palestra sobre Lei de Inovação (21/10/10)
Encontro de C&T discute papel dos Institutos Nacionais (22/11/10)
Governo do Paraná os dez anos da Fundação Araucária (22/11/10)
Fundação Araucária vai comemorarar seus 10 anos (27/10/10)
2005-2010: Publicidade dos Projetos Apoiados
Atendendo à política de transparência da Gestão 2007-2010, no intuito de dar publicidade aos projetos apoiados financeiramente, disponibilizamos à comunidade o "Relatório Técnico Final" e os "Resultados Alcançados" dos projetos concluídos até Abril de 2011.
2008-2010: Programa Universidade Sem Fronteiras
O Programa "Universidade Sem Fronteiras: Extensão Tecnológica Empresarial" (2008-2010), já encerrado, buscava estimular a integração entre os professores e/ou pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa, com o objetivo de fomentar o surgimento de novos empreendimentos e o desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos, propiciando condições de acesso a conhecimentos tecnológicos e de gestão, por um período mais longo. O programa obteve resultados concretos na geração de emprego e renda, com impactos sociais e econômicos significativos em nível local e regional.
Acesse aqui.
2015: Aniversário de 15 anos da FA
2013-2017: Programa Tecnova
O Programa de Apoio à Inovação em Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte no Estado do Paraná foi uma iniciativa do Governo Federal, que por meio da FINEP e em conjunto com parceiros regionais buscou criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação tecnológica, gerando crescimento rápido de empresas de micro e pequeno porte nacional. Entre 2013-2017 o Tecnova foi executado pela SETI, por meio da Fundação Araucária, contando com a co-execução da FIEP, Tecpar, Reparte e Assespro.
Acesse aqui.
2013-2018: PEIEX Paraná (Fase I)
O Projeto de Extensão Industrial Exportadora - PEIEX, oferecido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), preparou as empresas brasileiras para a exportação de seus produtos de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram normalmente têm várias dúvidas: “Meu negócio está pronto para exportar?” “Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar ao mercado externo?” “Como deve ser a negociação com o comprador internacional?” “Como formar o preço do meu produto para outro país?” O PEIEX ajudou a responder essas e muitas outras perguntas relacionadas à exportação. Até maio de 2018 a Fundação Araucária operacionalizava cinco núcleos do PEIEX no Paraná, em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.
Acesse aqui a antiga página do Peiex.
2019-2020: PEIEX Curitiba (Fase II)
O Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX é uma iniciativa da agência Apex-Brasil, para que empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. É executado em parceria com universidades, centros de pesquisa e federações de indústria em regiões com potencial exportador. O Programa oferece: Consultoria técnica especializada; Diagnóstico de prontidão para a exportação; Capacitações específicas relacionadas ao comércio exterior; Recomendações técnicas e gerenciais. A Araucária é responsável pelo Núcleo Operacional da Grande Curitiba.
Acesse a página atual aqui.
2019-2026: NAPIS
A Araucária iniciou, em 2019, a construção dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) no Paraná como uma resposta estratégica para alinhar o Estado às demandas globais por inovação e desenvolvimento sustentável. Esses NAPIs representam um modelo de fomento que visa criar riqueza e bem-estar por meio da mobilização de múltiplos atores, incluindo governo, academia, empresas e a sociedade civil, fortalecendo assim o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Paraná.
Os NAPIs são estruturados de forma colaborativa, permitindo que pesquisadores de distintas regiões do Estado trabalhem em conjunto com empresas públicas, privadas e organizações do terceiro setor. A proposta é que eles contribuam para áreas estratégicas definidas no Plano de Governo do Paraná, sendo que a plataforma digital iAraucária serve como um meio de integrar e gerenciar esses esforços, promovendo também a transformação digital e a inovação aberta. Além disso, os NAPIs utilizam o modelo de hélice quádrupla para impulsionar a inovação por meio da interação entre os diversos atores, o que resulta em uma maior assertividade nas ações e melhor retorno sobre os investimentos realizados em pesquisa e desenvolvimento.
Os principais resultados obtidos até o momento incluem o aumento da eficácia na identificação e mobilização de competências, a realização de pesquisas colaborativas em rede e a criação de inovações tecnológicas sustentáveis que contribuem, diretamente, para os setores produtivos e para o bem-estar da população paranaense. O envolvimento e intensidade de participação dos atores da hélice quádrupla varia de acordo com a maturidade de cada NAPI, permitindo modernizar ações de identificação e mobilização de atores potenciais por meio de recursos digitais, visando a produção de soluções em CT&I motivadas por demandas de desenvolvimento do Estado.