Ouvidoria
As solicitações realizadas através desta Ouvidoria serão respondidas somente via sistema da Ouvidoria. Por questão de segurança e orientação da Ouvidoria Geral, não serão enviadas respostas diretamente aos e-mails.
Assim que fizer sua solicitação, anote o número do atendimento e o código para consultar o andamento posteriormente neste site em "Consulte sua Reivindicação".
A função da Ouvidoria é ser a “voz” do cidadão e a “ponte” com a Administração Pública em relação às suas manifestações (reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais pronunciamentos) quanto a prestação de serviços públicos e a conduta de agentes públicos.
Através destas manifestações é possível realizar melhorias para toda a sociedade.
1. REGISTRE SUA REINVIDICAÇÃO
Para facilitar sua compreensão de como se identificar, esclarecemos que existem três formas. São elas: a) Identificado, onde seus dados cadastrais são obrigatórios; b) Sigiloso, onde seus dados cadastrais são solicitados, porém serão mantidos em nossa posse e não serão repassados e/ou veiculados no decorrer da tramitação da reivindicação; e c) Anônimo, onde seus dados cadastrais não são solicitados ou obrigatórios;
Independentemente, de sua escolha seus dados estarão seguros e salvaguardados pela Controladoria Geral do Estado e, com respaldo legal às normativas e legislações de proteção ao usuário de serviços públicos.
2. ACOMPANHE SEU ATENDIMENTO
O cidadão pode acompanhar o andamento de sua manifestação pelo link (https://www.sigo.pr.gov.br/cidadao/login) da Ouvidoria através do número de atendimento gerado pelo sistema e protocolo.
3. PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE OUVIDORIA
A Ouvidoria amplia o espaço público e democrático valorizando o exercício cotidiano da cidadania, visando receber e dar encaminhamento às solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios sobre as ações e programas de governo.
O que é Ouvidoria e qual a sua função?
As ouvidorias públicas são espaços de controle, participação social e combate à corrupção. A função da Ouvidoria Pública é ser a “voz” do cidadão, a “ponte” com a Administração Pública (Órgãos e Secretarias do Estado), em relação às suas manifestações (reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais pronunciamentos) quanto a prestação de serviços públicos e a conduta de agentes públicos. Através destas manifestações é possível realizar melhorias para toda a sociedade. As ouvidorias devem:
- Acolher os cidadãos nas suas manifestações, sem distinção;
- Receber e qualificar as manifestações de forma adequada para que o Estado possa realizar melhorias;
- Responder aos cidadãos de forma simples e compreensível, mantendo sempre a educação e cordialidade; e
- Demonstrar os resultados, avaliar se as respostas estão sendo satisfatórias e elaborar relatórios para auxiliar a gestão pública.
Quem pode recorrer à Ouvidoria da Fundação Araucária?
Qualquer cidadão, que queira realizar solicitações, reclamações, denúncias e sugestões referentes às ações e programas da Fundação Araucária.
Quando recorrer à Ouvidoria?
A ouvidoria pode ser buscada para a manifestação de:
- Sugestões: Ideias ou propostas de melhoramentos de políticas e serviços prestados pela Administração Pública.
- Elogios: Satisfação ou felicidade com um atendimento ou com a prestação de serviços públicos.
- Solicitações: Requerimento de atendimento ou serviço ou ainda comunicar um problema.
- Denúncia: Comunicações de infrações disciplinares, crimes, prática de atos de corrupção e violação de direitos.
- Reclamação: Manifestação de insatisfação em relação a um serviço público.
- Acesso à Informação: Solicitação de acesso à informações públicas.
É obrigatória a identificação?
Não é obrigatória a identificação do cidadão que realiza uma solicitação, reclamação, denúncia e sugestão. Assim, a manifestação pode ser anônima ou sigilosa.
Anônima é a manifestação sem identificação. Mesmo que o cidadão opte pela manifestação anônima, este terá acesso ao número de protocolo do seu atendimento, com o qual poderá efetuar o acompanhamento dos trâmites do mesmo.
Já nas sigilosas, os dados do cidadão são informados na manifestação, porém, não serão divulgados (revelados).
Qual o prazo de respostas?
As respostas pela ouvidoria são encaminhadas ao cidadão dentro do prazo de 20 dias, podendo ser prorrogada por mais 10 dias, desde que justificado. Em casos mais complicados, a ouvidoria deverá informar sobre os encaminhamentos, etapas e prazos previstos para uma resposta conclusiva, ou solicitar informações adicionais. Prazo está estabelecido na Lei de Acesso à informação (12.527/2011) e no seu Decreto regulamentador no Poder Executivo Estadual (10.285/2014).
O que devo informar nas manifestações?
Ao formular a sua manifestação, tente usar uma linguagem simples e objetiva, indicando o máximo de informações possíveis. Conforme o caso, a respeito dos fatos e especifique o que deseja, pois desta forma, as respostas também serão mais completas e de qualidade.
Contatos: ouvidoria@fundacaoaraucaria.org.br ou (41) 3218-9280
4. VEJA TAMBÉM
Antes de abrir uma solicitação verifique se a informação que busca já está publicada na página de Transparência da Fundação Araucária.