5º Simpósio de Biotecnologia na Agroindústria 02/04/2015 - 18:20

A região oeste se caracteriza por ser pujante na produção de grãos e pela atividade agropecuária (avicultura e suinocultura), agregado a um grande número de agroindústrias (transformação de produtos). A formação de mão de obra qualificada para este mercado, pela oportunização de eventos visando fomentar, reciclar e criar idéias e conhecimento de biotecnologias é de grande importância. Novas tecnologias que agreguem maior valor ao produto agrícola e de destinação de resíduos agroindustriais são cruciais para o desenvolvimento sustentável da região. 

A UFPR-Campus Palotina recebeu pelo REUNI, nove novos cursos de graduação superior, sendo que, cinco deles: Tecnologia em Biotecnologia, Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia de Aquicultura e Engenharia de Recursos Renováveis, representam oportunidades na geração de mão de obra qualificada para a região e será o público alvo do evento. A formação de centros de excelência em Biotecnologia, principalmente ligados à Agroindústria, são estratégicos para o desenvolvimento regional e do país, pela criação de novos negócios e agregação de valores aos produtos agropecuários. 

Os eventos científicos constituem-se como fonte essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos, sua finalidade é reunir profissionais e estudantes de uma determinada especialidade para a troca e transmissão de conhecimento de interesse comuns aos participantes. Os eventos científicos assumem um papel importante no processo de comunicação científica, na medida em que a transmissão de ideias e fatos novos chega ao conhecimento da comunidade científica mais rápida que aquelas veiculadas pelos meios formais de comunicação. 

Outro ponto a ser salientado é a pretensão da interação entre universidade e empresas agroindustriais contribuindo com a diminuição das carências para o desenvolvimento biotecnológico regional. Todos os pontos elencados anteriormente corroboram para a importância da realização do 5º Simpósio de Biotecnologia na Agroindústria atendendo a mesorregião oeste do Paraná. 

O Simpósio terá palestras no período da manhã com convidados renomados e tentando abranger diversas áreas de interesse. À tarde, o participante poderá optar por 01 mini-curso com carga horária de 2 horas cada dia (total de 4 horas/aula), em seguida, teremos um painel interação empresa x universidade e, finalizando, os 12 melhores trabalhos no formato expandido terão a sua publicação na íntegra na Revista Brasileira de Energias Renováveis. A Comissão científica fará a escolha dos 8 melhores trabalhos para apresentação no painel – apresentações orais. O simpósio acontecerá entre os dias 11 e 12 de junho. 


Mais informações: http://5sbaufpr.com.br/home

GALERIA DE IMAGENS