A Fundação Araucária

Apresentação 

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA)  busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação

A Araucária é uma das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa do Brasil e faz parte do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

Seus projetos são desenvolvidos a partir do eixo Produção-Formação-Disseminação.

As ações são operacionalizadas por meio de Chamadas Públicas de Projetos (CP's) e Processo de Inexigibilidade de Chamamento Público (PI's) com avaliação de mérito científico feita por pares. Esse trabalho se dá mediante estreita relação com as instituições de ensino superior federais, estaduais, municipais e privadas sem fins lucrativos e com institutos de pesquisa do Paraná.

A Fundação Araucária é uma entidade integrante da Administração Indireta do Estado do Paraná, criada por autorização legislativa veiculada na Lei Estadual nº 12.020/1998 e atualmente disciplinada pela Lei Complementar Estadual 251/2023.

A Araucária foi instituída no ano 2000, com a inscrição de seu Estatuto no Registro Civil de Pessoas Jurídicas e sua inclusão no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), do Ministério da Fazenda. A instituição é dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e é dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio. Como opera recursos públicos, é tratada pelos órgãos de controle com as mesmas exigências aplicadas aos demais órgãos governamentais.

Os recursos da Fundação Araucária para fomento à pesquisa e inovação no são oriundos do Fundo Paraná, sendo aplicados pela Araucária por meio de Chamadas Públicas (CPs) e Processos de Inexigibilidade (PIs) e possuem como público-alvo a comunidade científica, acadêmica e de inovação, bem como o retorno à população paranaense, atendidas as diretrizes constantes da Política Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O Fundo Paraná é gerido pela Unidade Executora do Fundo Paraná (UEF), pertencente à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do Governo do Estado do Paraná, atualmente regido pela Lei Estadual 21.354/2023, que revogou a Lei Estadual 12.020/1998 e, além disso estabeleceu a seguinte repartição dos recursos previstos nos Art. 205, da Constituição do Estado do Paraná:

a) 1% (um por cento) da receita tributária do Estado do Paraná a ser investido em programas e projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação desenvolvidos pelas Universidades Estaduais e demais Instituições de Ciência e Tecnologia públicas e suas Fundações de Apoio, bem como em outros projetos estratégicos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI;

b) 1% (um por cento) da receita tributária do Estado do Paraná a ser destinado para apoiar programas e projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, e demais previsões da Lei Estadual de Inovação, distribuídos tais recursos da seguinte maneira:

  • até 50% (cinquenta por cento) destinado à Fundação Araucária;
  • até 25% (vinte e cinco por cento), destinado à Secretaria de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital - SEI;
  • até 25% (vinte e cinco por cento) destinado ao Instituto de Tecnologia do Paraná Tecpar, ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IDR, ao Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - Ipardes, ou a outra Instituição de Ciência e Tecnologia pública estadual que venha a ser constituída.

A formulação e implementação da Política Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico fica a cargo do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT Paraná), a quem também compete flexibilizar os percentuais acima referidos na hipótese de sua não utilização integral.

 A Araucária, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), faz parte do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia. Possui autonomia administrativa e financeira. Conta com um Conselho Superior, de natureza normativa, deliberativa e consultiva, com doze membros mais o presidente, indicados pela comunidade científica, tecnológica e empresarial; um Conselho Fiscal, órgão de fiscalização da gestão financeira da fundação, constituído de três membros efetivos e respectivos suplentes.

A agência possui uma Diretoria Executiva (DEFA), constituída por um Presidente, um Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (DCTI) e um Diretor de Administração e Finanças (DAF), além de duas gerências (GCTI e GPD), nove setores: (SECET, SINOV, SENAPI, SEADM, SETIC, SERHU, SECON, SEAPC e SEFIN), nove assessorias (ACET, AINOV, ANAPI, APRES, ADCTI, AJUR, ACOM, AINTER, ARI) e uma Secretaria da Diretoria Executiva. Conta ainda com o assessoramento de consultores ad-hoc e Comitês Assessores de Área, formados por especialistas, em cada uma das áreas do conhecimento.

 

organograma

 

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Missão: 

Buscar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

 

Visão: 

Ser reconhecida como agente indutor da ciência, tecnologia e inovação em nível estadual, nacional e internacional.

 

Princípios: 

  • Ética;
  • Transparência;
  • Administração participativa;
  • Valorização funcional; 
  • Apoio à ideias e pessoas.

 

Objetivos:

  • Amparar a pesquisa e a formação de recursos humanos, visando o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado do Paraná;
  • Apoiar bolsa-auxílio, projetos, programas ou investimentos em unidades ou pólos de pesquisa ou de desenvolvimento científico e tecnológico;
  • Cadastrar, organizar e manter atualizados sistemas de informações sobre entidades, projetos, programas, recursos humanos, laboratórios, serviços e equipamentos que atuem ou sejam aplicados em áreas compatíveis com seus objetivos sociais, a fim de obter colaboração, cooperação e otimizar investimentos nessas áreas;
  • Promover estudos sobre o desenvolvimento e inovações científicas e tecnológicas e sua aplicação, para identificação de setores que deverão ser priorizados, bem como sobre intercâmbio nacional e internacional e formação de pesquisadores nas áreas priorizadas;
  • Desenvolver atividades de identificação, negociação, captação e atração de investimentos, para aplicação em setores compatíveis com seus objetivos sociais;
  • Promover, fomentar e subvencionar a publicação de estudos, pesquisas e outros documentos, ações, projetos ou programas, que auxiliem na ampla difusão de conhecimentos necessários ao desenvolvimento científico e tecnológico;
  • Monitorar, buscar a otimização e fiscalizar os recursos aplicados nas suas áreas de interesse, tanto de suas próprias fontes quanto de terceiros;
  • Alinhar-se com os objetivos da Política Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, priorizando suas ações de acordo com essa Política.

A atuação da Fundação Araucária no fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico no Estado do Paraná é estruturada em três linhas de ação:

  • Fomento à Produção de Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Fomento à Verticalização do Ensino Superior & Formação de Pesquisadores; 
  • Fomento à Disseminação da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Clique em 'Programas' no menu superior e conheça todas as ações da Araucária.

 

Submissão de Propostas

O interessado em submeter uma proposta deverá estar em plena atividade de pesquisa em sua instituição de origem, não cabendo a ele a solicitação de apoio da Araucária quando ausente, ou em vias de afastamento temporário para quaisquer fins. Além disso:

  • O coordenador-proponente deve possuir vínculo empregatício com instituição de ensino e/ou pesquisa, legalmente constituídas, quer na forma de universidades, faculdades, institutos, fundações, sociedades científicas ou culturais, sem fins lucrativos, sediadas no Paraná.
  • Existência de um programa (CP ou PI) em vigência, que abrigue sua solicitação de apoio financeiro.
  • Ausência de pendência para com a Araucária (relatórios técnicos e/ou prestações de contas).
  • Cadastro do coordenador/pesquisador e da respectiva instituição no Sistema de Gestão de Projetos Sparkx.
  • Submeter a proposta no Sparkx (com anuência do responsável pela instituição*).
  • Anexar os documentos solicitados na CP ou PI de acordo com as especificações de formato e modelo.
  • Cumprir todos os requisitos especificados na CP ou PI.

(*) Considera-se responsável pela instituição no caso das universidades, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e, nas demais instituições o seu Diretor Científico, ou equivalentes.

 

Processo Decisório 

Cada programa, em função de suas especificidades, obedece a diferentes critérios de avaliação, devidamente divulgados nas respectivas Chamadas de Projetos. Via de regra, os projetos são submetidos à apreciação de consultores ad hoc para análise e parecer e na seqüência avaliados pelos Comitês Assessores de Área - CAAs. Os CAAs após a análise do mérito, com base nos pareceres dos consultores, submetem o resultado do julgamento à DEFA, com a indicação de recomendado ou não, na ordem seqüencial de aprovação. À DEFA cabe a decisão final.

As propostas aprovadas são encaminhadas à Diretoria de Administração e Finanças para elaboração e assinatura de Termo de Outorga ou de Convênio, conforme o caso, quando o interessado recebe informações sobre relatórios, prestação de contas e das relações com a Araucária, durante a aplicação do auxílio. Qualquer alteração de datas, de rubricas ou de cronograma deve ser tratada diretamente com a equipe dessa Diretoria.

Todos os apoios concedidos pela DEFA são formalizados mediante a assinatura de um Termo de Outorga ou Convênio, onde são estabelecidas as obrigações entre a Araucária e o outorgado/conveniado. Por esta razão, o interessado deve examinar cuidadosamente o referido termo para certificar-se das obrigações que assume perante a fundação. O não cumprimento resulta em penalidades como:

  • Cancelamento do auxílio ou bolsa;
  • Devolução dos recursos recebidos;
  • Desqualificação para apresentação de novas propostas.

Dentre as obrigações dos beneficiários (outorgado/conveniado), destacam-se:

  • Utilizar os recursos financeiros liberados exclusivamente para os fins aprovados (não são permitidas alterações no orçamento após a contratação do projeto);
  • Apresentar os relatórios técnicos e de prestações de contas dentro dos prazos previstos;
  • Fazer referência ao apoio da Araucária nas teses, dissertações, artigos, livros, resumos de trabalhos apresentados em reuniões e qualquer outra publicação ou forma de divulgação das atividades inerentes ao projeto;
  • Cumprir os prazos relativos à atualização no sistema, dos relatórios técnicos parciais e finais e das respectivas prestações de contas, de acordo com o que estabelece o Convênio ou Termo de Outorga;
  • Informar sobre auxílios ou bolsas pleiteados para o mesmo fim;
  • Não acumular auxílios ou bolsas.

Projetos de pesquisa clínica, epidemiológica e genética ou no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, quando envolvam experimentações com seres humanos, devem explicitar como estão sendo contemplados seus aspectos éticos nos temos da legislação vigente. Da mesma forma, projetos que envolvam experimentação com organismos geneticamente modificados devem informar o número e a data de publicação do Certificado de Qualidade em Biossegurança.

Eventuais direitos de propriedade sobre o resultado do desenvolvimento do projeto serão acordados previamente entre as partes envolvidas, mediante assinatura de contrato formal, respeitada a legislação vigente. No caso da proponente ser uma instituição pública, esta controlará tais direitos e as demais empresas participantes poderão obter condições especiais de licenciamento para uso da tecnologia ou produtos gerados.

 

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