Alimentos sólidos ajudam no desenvolvimento da criança 14/01/2015 - 14:10

Morder a bochecha, os lábios ou a língua involuntariamente e com frequência pode ser um sinal que algo está errado com a sua boca. Há muitos fatores que causam estes problemas, como dente mal posicionado, dente quebrado, prótese mal ajustada e principalmente o desequilíbrio da função muscular dos maxilares. 

 Por possuir diferentes tecidos, como a mucosa, as gândulas, músculos e dentes, a boca é um local muito sensível. Portanto, um machucado, como uma afta, por exemplo, podem parecer muito mais dolorosos do que realmente são. Os alimentos influenciam no desenvolvimento da criança, tanto na função nutritiva, quanto na dentição. O ideal, neste caso, é dar alimentos separadamente para a criança aprender o gosto e a textura de cada coisa. Conforme for crescendo, ela deve receber alimentos cada vez mais sólidos, para ajudar no nascimento dos dentes. A língua também tem papel fundamental na mastigação e deglutição.

 Desde cedo, ela é utilizada na sucção do leite materno. Quando a mastigação não é estimulada, a língua pode ficar solta na boca e o uso incorreto do órgão faz com que a criança cresça com deglutição errada, podendo resultar em alteração na fala, respiração deficiente e lábios preguiçosos, que deixam a boca entreaberta. O mau uso da língua também pode afetar o desenvolvimento dos ossos e dos dentes. E lembre-se que os pais não devem dar açúcar às crianças até os dois anos de idade. 

 Fonte: G1 Ciência

GALERIA DE IMAGENS