Aluna da UEL é 1ª latino-americana a ir para Laboratório na Áustria 02/08/2013 - 09:53

A estudante Ane Stéfano Simionato, 23, aluna do 5° ano do curso de Farmácia da UEL é a primeira latino-americana a fazer estágio no Laboratório de Química e Recursos Naturais da Universidade de Recursos Naturais e Ciência da Vida (BOKU), na Áustria. Ela está realizando experimentos para caracterização de uma molécula antibiótica isolada no Laboratório de Ecologia Microbiana (LEM) da UEL. A estudante desembarcou na Áustria no dia 13 de junho e deve regressar ao Brasil no dia 6 de agosto.

Ane faz estágio no LEM há 3 anos. Segundo ela, a estrutura de equipamentos do laboratório da UEL não é tão diferente dos equipamentos utilizados em BOKU e em relação à pesquisa. “Temos até algumas técnicas e experimentos melhor desenvolvidos que aqui”, afirma. O laboratório onde Ane está fica no Campus Tecnológico de Tulln, a aproximadamente 20 minutos de Viena.

Uma das maiores dificuldades da estudante foi o idioma. Na Áustria o idioma oficial é o alemão, mas como o Laboratório de BOKU recebe pessoas de várias partes do mundo o que predomina é o inglês. Além de interagir com pesquisadores da Lituânia, Mongólia, Japão, Alemanha, Sérvia, Noruega e Rússia, Ane está aprendendo diferentes técnicas de análise de identificação de moléculas, purificação de substâncias e diversos procedimentos laboratoriais.

Segundo o professor Galdino Andrade Filho, coordenador do LEM, “esse foi o primeiro contato com o Centro Internacional de Pesquisa de BOKU. A ideia é que isso se firme para que possamos estabelecer vínculos mais fortes entre a pesquisa que realizamos aqui e a que é desenvolvida no Laboratório da Áustria”, afirma.

Este é o primeiro passo para derrubar a barreira cultural e facilitar a troca entre as duas universidades. Como pioneira Ane garante que “esta sendo uma experiência incrível! Tenho certeza que muitas oportunidades boas vão surgir depois daqui”, afirma.

Agência UEL