Aprovado segundo programa de mestrado para a Unespar
08/08/2013 - 15:40

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta quarta-feira, 7, a autorização para abertura de novos programas de pós-graduação stricto sensu. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) conquistou a aprovação do segundo programa de mestrado com a proposta apresentada pelo câmpus de Campo Mourão.

O mestrado interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento abrangerá áreas de licenciatura e bacharelado. Entre os interessados poderão se inscrever graduados, por exemplo, em Letras, História, Pedagogia, Matemática, Sociologia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Serviço Social e outros. O curso será ministrado por professores da Unespar/Fecilcam, bem como dos campi de Paranavaí, Paranaguá e União da Vitória. O curso ofertará, inicialmente, dez vagas.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Frank Antonio Mezzomo, a divulgação e o processo de seleção ocorrem neste semestre para que no início de 2014 seja iniciada a primeira turma.O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, enfatiza que é uma importante conquista, pois é a segunda proposta aprovada em menos de seis meses. Além disso, representa um passo importante para o crescimento da Unespar. “Estou muito feliz com a aprovação do nosso segundo mestrado. É uma grande contribuição da nossa universidade, para a pós-graduação e para a pesquisa no Paraná. Estou feliz também porque esse é resultado do nosso trabalho na Fecilcam nos últimos anos. Quero agradecer ao grupo que trabalhou no projeto, especialmente aos professores Frank Mezzomo e Cristina Pátaro, que coordenaram todos os trabalhos na minha gestão como diretor. Eu não estava errado quando apostei nesse grupo. Minha gratidão. Em breve, teremos outras propostas dos demais campi aprovadas. Podem apostar nisso.”

Como salienta Mezzomo, o resultado só foi possível devido o envolvimento dos professores que aceitaram participar das discussões do grupo de trabalho formado há dois anos na Unespar/Fecilcam. “Agradecemos a colaboração dos professores que, neste tempo, confiaram no nosso trabalho de direção e participaram ativamente do processo. Atendemos ao chamado e esse é o resultado. É importante para a universidade porque se fortalece e tem mais um programa de pós-graduação stricto sensu conforme exigência do Conselho Estadual da Educação”, argumenta.O pró-reitor acrescenta que a pós-graduação não está dissociada da graduação em nenhum momento. Para ele, a oferta repercute também internamente, pois proporcionará melhoria na infraestrutura, oferta de laboratórios para os trabalhos, entre outros.

Para considerar a recomendação, a Capes exigiu atendimento a requisitos gerais estabelecidos no âmbito do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e critérios e parâmetros específicos definidos em função de características e estágio de desenvolvimento próprios da área de avaliação. As propostas foram analisadas durante a 148ª Reunião do CTC-ES, realizada nos dias 29 de julho a 2 de agosto de 2013, em Brasília.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unespar