Araucária, SETI e UEL promovem o 1º Fórum Paranaense dos Programas de Educação Tutorial (PET) 06/10/2024 - 23:17
A Fundação Araucária e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizaram nesta sexta-feira (4), o 1º Fórum Paranaense dos Programas de Educação Tutorial (PET). O evento marca o início das atividades dos grupos PETs, de Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná, selecionados pela Chamada Pública 04/2024 - Programa de Apoio à Educação Tutorial Pesquisa-Ensino-Extensão (PRÓ-PET). A transmissão foi feita por meio do canal oficial UEL no YouTube.
O fórum visa discutir e fortalecer os Programas de Educação Tutorial, que são importantes para o desenvolvimento acadêmico e científico dos estudantes universitários, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. A chamada pública referente ao Programa contou com a aprovação de 20 projetos e disponibilizou R$ 5.828.000,00 aos projetos selecionados sendo R$ 2.914.000,00 da SETI e R$ 2.914.000,00 da Araucária.
“É uma honra a Araucária apoiar um Programa como o PET, pois é uma iniciativa estruturante. A ação estratégica do Estado foi a de fomentar iniciativas do Programa para que quando o Ministério da Educação for lançar um novo edital, nós já estejamos em uma fase mais amadurecida para concorrer e trazer os PETs para o Paraná. Destaco que é um Programa pleno e de introdução à pesquisa que vai alavancar cada vez mais a ciência e a tecnologia do Estado”, disse o assessor da presidência da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos.
Fomentar a pesquisa nas IEES do Paraná por meio da criação de Grupos de Educação Tutorial (Grupo PET), equalizando o número de PETs de modo proporcional ao número de estudantes de graduação na modalidade presencial e consolidar o Programa mediante a melhoria da infraestrutura física multiusuária adequada à realização da pesquisa e de atividades de educação tutorial são alguns dos objetivos da iniciativa.
“O PET é fundamental para a formação acadêmica e pessoal dos nossos estudantes, que vai muito além do ensino convencional. Proporciona uma experiência que integra ensino, pesquisa e extensão e também desenvolve o senso crítico, ético e as habilidades técnicas dos alunos”, afirmou o assessor técnico da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Michel Samaha.
O PET visa ainda impulsionar a utilização de recursos para fortalecimento e expansão de grupos de educação tutorial das IEES relacionados à pesquisa em todas as áreas do conhecimento que apresentem sintonia com algum dos ecossistemas de inovação das áreas transversais e prioritárias do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT/PR), ou com os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação da Fundação Araucária (NAPIs) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“A construção da chamada pública referente ao PET foi um trabalho realizado coletivamente, de um anseio materializado foram mobilizados diversos segmentos e profissionais, apresentamos a proposta e fomos acolhidos pelos órgãos competentes. Queremos que essa iniciativa se amplie cada vez, pois ela promove a produção do conhecimento e a transformação social”, ressaltou a reitora da Universidade Estadual de Londrina, Marta Favaro.
Durante a transmissão do Fórum, quatro professores associados à grupos dos Programas de Educação Tutorial participaram da mesa redonda “O fazer PETiano: vivência, ciência e coletividade”. Estavam presentes a professora Deise Rosana Simões (UEPG), a professora Daniele Ukan (Unicentro) e o professor Antonio Carlos Gonçalves (UEM). A mediação do debate ficou por conta do professor Paulo Liboni, do Departamento de Matemática da UEL.