Araucária apresenta a “Política de incentivo à pesquisa e à pós-graduação no Paraná” no CONIEN, em Portugal 09/09/2024 - 02:34

No intuito da Fundação Araucária apresentar a “Política de incentivo à pesquisa e à pós-graduação no Paraná”, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Araucária, Luiz Márcio Spinosa, foi convidado a participar da 3ª edição do Congresso Internacional de Ensino (CONIEN). O Congresso aconteceu entre os dias 4 e 6 de setembro, na UMinho – Campus de Gualtar, Braga, Portugal.

O CONIEN é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, que oferta os cursos de mestrado e doutorado profissionais na Área de Ensino. As edições anteriores foram realizadas nos anos de 2017 e 2019, no Campus da UENP de Cornélio Procópio, em parceria com o Instituto de Educação da UMinho. Em 2024 a UENP e a UMinho uniram forças para a realização de mais uma edição do evento, a primeira fora do Brasil.

O objetivo o evento foi o de promover interlocuções entre a academia e o contexto profissional da docência, cujas necessidades didático-pedagógicas enfrentam constantes transformações, a fim de contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, nos diferentes níveis educacionais, mediante a partilha de experiências de ensino, pesquisa e extensão.

O evento foi destinado a professores, estudantes de cursos de licenciatura, mestrado, doutorado e pós-doutorado interessados em temáticas de pesquisa relacionadas à formação e à prática docente. Contou com 250 participantes,144 artigos apresentados e 20 pôsteres, englobando 31 universidades brasileiras, além de uma colombiana, duas espanholas e três portuguesas.

Fotos: Divulgação.