Araucária consolida parcerias e assina novos acordos de cooperação com a China 25/08/2023 - 00:53

A Fundação Araucária firmou, nos últimos dias, dois acordos de cooperação científica, tecnológica, de inovação e empresarial com a Universidade da Grande Baía e com a Rede Internacional de Transferência de Tecnologia (ITTN), ambas instituições da China. Esses acordos foram assinados na Missão para a China organizada pela Araucária e que foi representada pelas assessoras técnicas da instituição, Eliane Segatti e Cristianne Cordeiro.

Durante a Missão foram realizadas visitas e reuniões com o Comitê de Bolsas  Universitárias/Conselho de Bolsas de Pesquisa, na Academia Provincial de Agricultura (Guangdong) e no Instituto de Conversão de Energia de Guangzhou Academia Chinesa de Ciências - (Guangzhou).

Na Missão, a Fundação Araucária também participou do lançamento do Centro de Inovação da LAC China, onde a parceria com a Universidade da Grande Baía foi oficializada. “A parceria internacional para a qualificação e o fortalecimento dos ecossistemas de ciência e inovação é extremamente importante, principalmente por impactar de forma direta no desenvolvimento do Estado, gerando riqueza e bem-estar à população”, ressaltou a coordenadora da Área Internacional da Fundação Araucária, Eliane Segati.

Os acordos assinados com a Universidade da Grande Baía consiste e com a ITTN, têm como objetivo,  promover a inovação tecnológica e a cooperação empresarial entre especialistas e projetos para a adoção de diretrizes gerais. Essas diretrizes direcionam para uma estratégia bilateral de ações controladas para apoiar a instalação de visitas mútuas e a realização conjunta de projetos de investigação.

Agronegócio, Desenvolvimento Sustentável, Novas Energias, Alta Tecnologia e Transformação Digital são as principais áreas científicas que estão englobadas nas cooperações assinadas. Nos próximos meses serão organizados eventos e missões tanto na China como no Brasil, para a elaboração de novas parcerias.

Paraná e China

A Fundação Araucária, o Instituto de Desenvolvimento de Londrina – CODEL e o Estação 43 – Ecossistema de Inovação de Londrina realizaram, nos últimos dias, um evento de discussão de desafios e oportunidades da parceria Paraná e China. O evento foi realizado em Londrina e contou com a participação do membro titular da ABC – Academia Brasileira de Ciências, professor da UniversidadeTecnológica de Dongguan e chefe cientista do CTTCLC, Yuan Jinyun.

“O evento reuniu ecossistemas de inovação de Londrina e teve como objetivo a troca de experiências e conhecimento em suas áreas de expertise”, destacou a assessora técnica da Fundação Araucária, Cristianne Cordeiro.

GALERIA DE IMAGENS